segunda-feira, 1 de março de 2010

Chopin, comemoração dos 200 anos do seu nascimento


Frédéric Chopin (1810-1849), forma afrancesada do nome Fryderyk Franciszek Chopin, em polaco, nasceu em Żelazowa Wola e foi um dos maiores compositores para piano e o mais conhecido compositor polaco.
É filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesa, e da polaca Justyna Krzyzanowska, que tocava o piano.
Iniciou aulas de piano aos seus sete anos com o professor Wojciech Żywny e nesta altura compôs suas primeiras “Polonaises”.

O seu primeiro concerto público deu-se no ano de 1818, tendo apenas 8 anos de idade na época.
Estudou música no Conservatório de Varsóvia e durante este período, tornou-se num activo participante da vida musical de Varsóvia.

Assistiu aos concertos de Paganini bem como a óperas no Teatro Nacional de Varsóvia (Don Giovanni, Barbeiro de Sevilla), e compôs as Variações em Si bemol Maior sobre um motivo da ópera Don Giovanni e uma série de Rondós baseados em motivos lúdicos.
Deixou a Polónia no dia 2 de Novembro de 1830 e seguiu para Paris com vinte e um anos de idade e nunca regressou.
Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com excepção de uma ou duas peças para violoncelo, um trio de câmara, os dois concertos para piano e algumas canções.

Morreu apenas com 39 anos.




Sem comentários: