sábado, 13 de março de 2010

Saint Patrick's day, dia de São Patrício, 17 de Março


São Patrício – (IV-V C – 385 Bretanha Romana– 461 Glamorganshire) também chamado “Saint Paddy” pelos irlandeses.

Quando tinha 16, foi capturado por piratas e vendido para a Irlanda, de onde fugiu quando tinha 22 anos de idade. Regressou para ser o “Grande Apóstolo Irlandês”. Ele fundou uma igreja nacional, apesar de alguma resistência por parte de irlandeses defensores da crença celta. O seu trabalho Confissão é uma auto-defesa. Ele é lembrado pela igreja no dia 17 de Março.

Tradicionalmente as pessoas vestem-se de verde, distribuem flores verdes e também bebem cerveja verde nos bares. Na capital da República da Irlanda até o rio é tingido de verde.

O primeiro “Festival de São Patrício” foi realizado no dia 17 de Março de 1996, sendo que em 1997 tornou-se num evento de três dias.

Em Inglaterra ele foi introduzido no Parlamento pelo deputado irlandês James O’Mara em 1903. O primeiro desfile de São Patrício ocorreu em Dublin em 1931.

O maior desfile de São Patrício ocorre em Nova Iorque no seio da comunidade irlandesa, mas actualmente como uma festa da cidade, sendo que as festividades religiosas decorrem na maior igreja de São Patrício, a do centro de Manhattan.

Também a São Patrício está associado o trevo, pois devido ao facto de ser uma planta muito comum na Irlanda, esta era utilizada pelo Santo para explicar o mistério da Santíssima Trindade e, assim, difundir a sua fé.

Março de 2010, Professora Hipólita Sousa



Sem comentários: