A sessão foi iniciada pela professora Lina Bolas que apresentou em síntese diferentes métodos utilizados no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e utilização da língua materna ao longo dos tempos.
John e Michael falaram das suas experiências como professores de língua inglesa em diversos contextos culturais, quer no Reino Unido com emigrantes, quer em diferentes países do mundo, passando pela China, Arábia Saudita, Turquia, Angola e muitos outros, incluindo Portugal.
Em ameno diálogo foram discutidos contextos do positivo uso, mas não de abuso, do recurso à língua materna na aula de língua estrangeira.
John e Michael falaram das suas experiências como professores de língua inglesa em diversos contextos culturais, quer no Reino Unido com emigrantes, quer em diferentes países do mundo, passando pela China, Arábia Saudita, Turquia, Angola e muitos outros, incluindo Portugal.
Em ameno diálogo foram discutidos contextos do positivo uso, mas não de abuso, do recurso à língua materna na aula de língua estrangeira.
Por fim, a partilha de "a cup of tea and a piece of cake".
Agradecendo a disponibilidade de sempre destes amigos, a coordenadora do Departamento ofereceu um livro sobre Évora - cidade Património da Humanidade e uma garrafa de tinto Esporão, elementos da cultura alentejana, e a BECRE marcadores de livros que transportam elementos coloridos das actividades promotoras de diferentes leituras e olhares.
Agradecendo a disponibilidade de sempre destes amigos, a coordenadora do Departamento ofereceu um livro sobre Évora - cidade Património da Humanidade e uma garrafa de tinto Esporão, elementos da cultura alentejana, e a BECRE marcadores de livros que transportam elementos coloridos das actividades promotoras de diferentes leituras e olhares.
1 comentário:
Na minha opinião foi uma sessão muito interessante e útil, que reuniu recursos externos e internos. Em 1º lugar a colega Lina deu-nos a perspectiva diacrónica do uso da língua materna nas aulas de língua estrangeira. Depois os professores ingleses partilharam connosco a sua experiência de muitos anos e abordaram o assunto numa dupla perspectiva, o uso da LM (como recurso de aprendizagem) e o seu abuso (como um obstáculo à mesma).
Enviar um comentário