Na passada quinta-feira, realizou-se na nossa escola uma pequena «sessão de esclarecimento» sobre o Novo Acordo Ortográfico dirigida aos pais e encarregados de educação e dinamizada pelo Departamento de Línguas.
Apesar da pouca afluência registada, os participantes colocaram dúvidas e puseram questões a que as dinamizadoras da sessão responderam com gosto, profissionalismo e sentido de humor!
O mote dado foi uma das principais regras: o que não se diz não se escreve e o resto vem com o tempo!
Foram sugeridas algumas ferramentas importantes para quem ainda não tem os programas instalados nos seus PCs,
e
3 comentários:
"o que não se diz não se escreve e o resto vem com o tempo..." como a eliminação do "H" inicial e final, por exemplo? (Base II do AO90)
Que critério sem sentido! Desde quando é que a língua escrita é apenas fonética?
Este Acordo Ortográfico de 1990 é, em comparação com acordos ortográficos anteriores, a coisa mais mal engendrada e mal amanhada que conheço. É por isso que a designo de aborto (des)ortográfico.
Este é um blogue de uma biblioteca escolar, não pretendemos fazer a defesa daquilo que nos foi imposto. Tentamos facilitar a implementação do NAO junto dos nossos alunos, com uma «regra» simplista e que não o é sequer.Lidamos com crianças que têm de aprender uma nova grafia, adequámos o discurso, como o fazemos sempre que entendemos necessário.
Os alunos sabem o que têm de fazer com o «h»! Sempre o souberam e a questão nem se põe nestes termos.
Pretendemos servir a comunidade o melhor que sabemos e não discutimos o que já não tem discussão possível.
Enviar um comentário