sábado, 31 de janeiro de 2009

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Darwin - 200 anos! ALer+... Ciência

Comemoram-se este ano os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies (24 de Novembro).

Em
http://lerparacrer.wordpress.com/2009/01/28/charles-darwin-recursos/ encontramos uma lista de recursos vários, livros, páginas web em português e em inglês sobre Charles Darwin e a teoria da Origem das Espécies.

Salientamos:




quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A poesia soltou-se com José Fanha



















No âmbito dos projectos "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" e "A LER+", a Câmara Municipal oferece a vinda do poeta e comunicador José Fanha que vai acompanhar de perto o trabalho de duas turmas do 5º ano, com o objectivo de ler, conhecer, sentir, conviver e criar poesia. Muitos poetas, mas particularmente a(s) Pessoa(s) de Fernando, vão caminhar com alunos e professores envolvidos neste processo de inovar e crescer com a palavra, na descoberta dos mil sentidos que em cada um ecoa e se solta.
Foi uma manhã de emoções e de bem estar. Alunos partilharam a leitura de poemas seus.

Agora, é realizar com afinco o trabalho que suspende a próxima visita de Fanha. Até lá, com um sorriso de agradecimento e desejo de um autógrafo. prometido para a próxima! :-)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Edgar Allan Poe traduzido por Fernando Pessoa

Celebram-se os 200 anos do nascimento de Edgar Allan Poe (1809-1849), escritor, poeta e romancista norte americano. Com Júlio Verne, é considerado percursor da moderna literatura da ficção científica e fantástica. A maior parte da sua obra é denominada de "gótica".
Fernando Pessoa traduziu poemas de Edgar Allan Poe -vejam dois exemplos: o Corvo (the raven) e Annabel Lee em
http://www.culturabrasil.pro.br/pessoaepoe.htm.

Para recordar Poe, escutemos o belo poema Annabel Lee.
(It was many and many a year ago, In a kingdom by the sea,...Foi há muitos e muitos anos já, Num reino de ao pé do mar...)



ANNABEL LEE *( Edgar Allan Poe)
It was many and many a year ago,
In a kingdom by the sea,
That a maiden there lived whom you may know
By the name of Annabel Lee;
And this maiden she lived with no other thought
Than to love and be loved by me.
I was a child and she was a child,
In this kingdom by the sea;
But we loved with a love that was more than love- I and my Annabel Lee;
With a love that the winged seraphs of heaven
Coveted her and me.
And this was the reason that, long ago,
In this kingdom by the sea,
A wind blew out of a cloud,
chilling
My beautiful Annabel Lee;
So that her highborn kinsman came
And bore her away from me,
To shut her up in a sepulchre
In this kingdom by the sea.
The angels, not half so happy in heaven,
Went envying her and me-Yes!- that was the reason
(as all men know, In this kingdom by the sea)
That the wind came out of the cloud by night,
Chilling and killing my Annabel Lee.
But our love it was stronger by far than the love
Of those who were older than we- Of many far wiser than we-
And neither the angels in heaven above,
Nor the demons down under the sea,
Can ever dissever my soul from the soul
Of the beautiful Annabel Lee.
For the moon never beams without bringing me dreams
Of the beautiful Annabel Lee;
And the stars never rise but I feel the bright eyes
Of the beautiful Annabel Lee;
And so,all the night-tide, I lie down by the side
Of my darling, my darling, my life and my bride,
In the sepulchre there by the sea,
In her tomb by the sounding sea.
ANNABEL LEE *(de Edgar Allan Poe, traduzido por Fernando Pessoa) Foi há muitos e muitos anos já,Num reino de ao pé do mar.Como sabeis todos, vivia láAquela que eu soube amar;E vivia sem outro pensamentoQue amar-me e eu a adorar. Eu era criança e ela era criança,Neste reino ao pé do mar;Mas o nosso amor era mais que amor --O meu e o dela a amar;Um amor que os anjos do céu vierama ambos nós invejar. E foi esta a razão por que, há muitos anos,Neste reino ao pé do mar,Um vento saiu duma nuvem, gelandoA linda que eu soube amar;E o seu parente fidalgo veioDe longe a me a tirar,Para a fechar num sepulcroNeste reino ao pé do mar. E os anjos, menos felizes no céu,Ainda a nos invejar...Sim, foi essa a razão (como sabem todos,Neste reino ao pé do mar)Que o vento saiu da nuvem de noiteGelando e matando a que eu soube amar. Mas o nosso amor era mais que o amorDe muitos mais velhos a amar,De muitos de mais meditar,E nem os anjos do céu lá em cima,Nem demónios debaixo do marPoderão separar a minha alma da almaDa linda que eu soube amar. Porque os luares tristonhos só me trazem sonhosDa linda que eu soube amar;E as estrelas nos ares só me lembram olharesDa linda que eu soube amar;E assim 'stou deitado toda a noite ao ladoDo meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,No sepulcro ao pé do mar,Ao pé do murmúrio do mar.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Popeye celebra 80 anos!

Há exactamente 80 anos (17 de Janeiro de 1929) Elzie Crisler Segar desenhava pela primeira vez, numa vinheta, um marinheiro que, apesar de baixo, careca e pouco inteligente, viria a tornar-se famoso sob o nome de Popeye ("zarolho", daí a pala preta que ostenta)." in Jornal de Notícias

Este herói de banda desenhada, devorador de espinafres para ganhar forças para o combate com os inimigos, passou por muitas vidas -curtas-metragens de animação, no cinema e na televisão, ao cinema de imagem real, ao universo de vídeo-jogos, o marinheiro (I'm Popeye, the sailor man) atingiu uma enorme popularidade.


Desde 1 de Janeiro que a imagem de Popeye é pública na União Europeia, mas nos Estados Unidos só em 2024, porque a lei americana concede a atribuição dos direitos de autor durante 95 anos desde a primeira publicação da obra.


Cristal City, no Texas, a maior produtora de espinafres, mandou criar uma estátua em 1937, como forma de agradecimento pelo aumento de 33 % no seu consumo nos EUA...
Divirtam-se com o 1º episódio da animação deste herói da banda desenhada...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia

Sabias que…

A Assembleia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia?
Com a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) e a IAU (International Astronomical Union), realiza-se hoje a Abertura Mundial do AIA2009, em Paris, que decorre a 15 e 16 de Janeiro.
Vão participar 600 pessoas, entre as quais são esperados cientistas importantes, incluindo vencedores de Prémios Nobel e ainda 200 jovens estudantes que vêm de 100 países. Está lá uma portuguesa de 16 anos!
Em Portugal a abertura deste ano é no próximo dia 31, no Porto.
Estejam atentos à informação disponível na nossa BE. Visitem também o sítio Web:
Pesquisa e redacção da noticia por:
Francisco Amado 6B Nº11 e Leonardo Vaquinhas 5º B Nº12

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ler... Ciência

Nesta sessão do LER... CIÊNCIA, foi abordado o tema fascinante da beleza das bolas de sabão e a curiosidade de serem redondas...

Outros temas científicos serão contados nas próximas sessões, com base no livro SABES PORQUÊ?, que encontras na nossa biblioteca.









Alunas do 7º B e professora de FQ fizeram experiências, apresentaram imagens e contaram a história, que os alunos do 4º ano da nossa escola ouviram com atenção, tendo participado activamente.



Foi mais uma oportunidade de aprender Ciência de uma forma divertida! :-)

sábado, 10 de janeiro de 2009

80 anos de aventura - TINTIN

No dia 10 de Janeiro de 1929, o reporter TINTIN partiu para a sua primeira aventura "ao país dos sovietes"...
Esta aventura apareceu em "tiras", a preto e branco, num suplemento literário - Le Petit Vingtième. O autor, Georges Remi, tinha 21 anos, era guionista e desenhador. Ficou mundialmente conhecido pelo seu pseudónimo - Hergé. “Her” é o som em francês da letra R, de Remi, e “Ge” de Georges.
Aventura é a palavra de sucesso de TINTIN, sempre acompanhado pelo seu cão Milu e pelo seu amigo, o capitão Haddock. Repórter aventureiro e audacioso, educado e sociável , Tintin viaja pelo mundo inteiro seguindo a sua curiosidade e procura a verdade e a justiça.
Descobre ou redescobre na secção da Banda Desenhada estes heróis e vive ou revive as suas mil e uma aventuras...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O Instituto Camões lançou no dia 8 de Janeiro a Biblioteca Digital Camões, com cerca de 1200 títulos para consulta gratuita.
"A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição."
Um grande passo para a promoção da língua e da cultura portuguesas!
Clica neste endereço para saber mais...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Ano Novo - Muito há a descobrir par' a LER +




Estás de volta à escola, com novas energias.
Vem à descoberta do muito que há de NOVO na nossa BE/CRE!





As Leituras Frescas têm novas leituras e olhares... e o desafio - vai deixando a tua opinião sobre o que leste, viste, gostaste mais ou gostaste menos... Contamos com as tuas opiniões e sugestões, sempre!

Alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e voluntários, amigos da BE/CRE, utilizadores e participantes, estejam atentos a algumas das novas actividades:

  • "CASCATA DE LIVROS LIDOS PELOS MAIS CRESCIDOS"

  • "RODA DE LIVROS COM SOTAQUE" e "CONCURSOS de escrita e de leitura", "Leitura Solidária" e muitas mais...!
  • As leituras doces sem açúcar, no "LER à SOBREMESA", continuam, claro!
  • E Fernando Pessoa vai-nos acompanhar sempre e a Fada Palavrinha, também.
  • José Fanha vem trabalhar connosco!
    ....

  • Já viste a BE/CRE no Hi5?
    http://becreandreresende.hi5.com/

    Torna- te amigo e participa.
    Dinamiza.

  • Para recordar - No dia 9 de Dezembro comemorou-se o Dia de André de Resende, Patrono da escola, com diversas actividades e um "Encontro de Leituras", com a participação de AMIGOS da BE/CRE... Vejam em http://picasaweb.google.com/becrea2

  • A Leitura Solidária aconteceu com "colegas" alunos de Literatura da Universidade Sénior...



  • A Festa de Natal foi em grande, não foi? As ilustrações de Natal, que embelezam o polivalente, podiam estar o ano todo, pela sua beleza, criatividade e mensagem de que ler é ver mais longe! Estes painéis vão estar em exposição na cidade...


    Entra nesta onda de "LER é VER a VIDA a CRESCER!"
    A equipa da BE/CRE deseja-te um Bom Ano com muitas novas leituras e novos olhares para partilhar.