Projeto PEPE




Projeto Educativo do Património de Évora





No dia 13 de outubro, no Museu de Évora, no Largo Conde Vila Flor,  foi apresentado à comunidade de Évora o projeto PEPE.
Fomos contemplados com os Cantares de Évora e no final foi oferecido um beberete.


Olá,

Obrigado por teres aceite  meu desafio e por te juntares a mim nesta aventura que tem como tema o património local.
Neste projeto, iremos partilhar imensas coisas e descobrir, juntos o que temos de fazer para defender e preservar Évora e o seu património.
Todos juntos, faremos com que a riqueza da nossa cidade continue sempre viva.
Em breve, voltarei a dar notícias. Até lá, bom trabalho.


O nosso agrupamento e o projeto PEPE

A Câmara Municipal de Évora é a entidade promotora do Projeto Educativo do Património de Évora que se integra nas comemorações dos 25 anos da elevação da cidade de Évora a Património da Humanidade.

O projeto pretende fazer face a necessidades explicitas como a “Hegemonização cultural, que pode constituir-se como ameaça à diversidade de identidades locais, a necessidade de reconhecimento, de aceitação e de preservação dos nossos valores patrimoniais, entendidos como fatores de desenvolvimento local, não só, na esfera socioeducativa e cultural, mas também no que respeita ao incremento económico e tecnológico da região, principalmente junto das gerações mais novas.” (1)
Face a este desafio, o nosso Agrupamento integra-se nestas comemorações e promove a dinamização de variados subprojetos de todos os níveis de ensino para, de forma articulada, trabalhar o tema Património de Évora durante os próximos cinco anos letivos.
Para o ano letivo de 2011/12 estão planeados subprojetos e atividades no âmbito do património oral, arquitetónico, artístico e natural nos Jardins de Infância e Escolas dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento.
O envolvimento dos diferentes atores educativos e das entidades locais como o Cendrev, o Turismo, a Biblioteca Pública, o Eborae Musica, o Museu de Évora, a Escola Segura e os Bombeiros, entre outros, são as parcerias que pretendemos estabelecer para a implementação deste projeto.
A equipa de projetos pretende também promover uma convergência de esforços para que exista uma articulação inter-ciclos e um trabalho transversal que seja significativo para a comunidade em que nos inserimos. A motivação e o empenhamento de todos os intervenientes serão as bases para que as iniciativas sejam coroadas de sucesso.

A Coordenadora da Equipa de Projetos
M. Isabel Carreira

1 – Extraído do documento Projeto Educativo do Património de Évora, C.M.E.





Estes documentos são uma edição da Câmara Municipal de Évora - Núcleo de Documentação / Divisão de Assuntos Culturais / Departamento do Centro Histórico, Património e Cultura.
No dia 25 de Novembro, pelas 18.00h  foi o lançamento da iniciativa  - Évora percursos e memórias.
25 Anos de Património Mundial da Humanidade, 25 Monumentos, 25 Lendas, Histórias e Devoções.
No dia 26 de Novembro realizou-se uma visita guiada à Sé de Évora que foi orientada pelo Dr. Artur Goulart.





A Celebração do Dia do Patrono André de Resende
marcou o início no Agrupamento nº. 2 de Évora do
Projeto Educativo do Património de Évora

No dia 9 de Dezembro, data em que se assinala a morte do nosso patrono, realizou-se uma palestra proferida pelo Mestre Francisco Bilou, da Câmara Municipal de Évora, organizada pela equipa da Biblioteca Escolar, tendo como público alvo os delegados de turma de 2º. e 3º. Ciclos. Os delegados de turma foram incumbidos de divulgar no contexto de sala de aula o que aprenderam sobre o ilustre humanista eborense.
Esta atividade foi implementada com o intuito de atingir os seguintes objetivos:
1- Conhecer o património local, nas suas diversas dimensões;
2- Identificar o património com a identidade;
3- Compreender o contributo do património para o respeito pelo outro;
4- Reconhecer o património como identidade e como diferença;
5- Desenvolver acções promotoras de valores interculturais;
6- Promover os valores e recursos patrimoniais endógenos;
7- Valorizar o património na óptica do interesse colectivo, enquanto factor de identidade e de atractividade do território;
8- Promover o trabalho em equipa e a melhoria das relações interpessoais.
A excelente apresentação da biografia e obra de André de Resende permitiu-nos uma reflexão aprofundada sobre a cidade de Évora, no séc. XVI, e sobre uma das suas obras mais importantes, iniciada logo após o regresso a Évora do nosso patrono, a construção ou seja a refundação do Aqueduto da Água da Prata, obra realizada entre Outubro de 1533 e Março de 1537.
O desejo de continuar a reflexão sobre outros aspetos da vida do nosso patrono, leva-nos a assumir um compromisso de reencontro com o Mestre Francisco Bilou.
A necessidade de reabilitação da fonte de André de Resende, normalmente designada como Fonte do Arcediago, que se encontra em perigo de ruína, constituiu um dos aspetos marcantes da reflexão deste dia, uma vez que é indiscutivelmente um dos poucos vestígios arquitectónicos existentes relacionado com esta figura ímpar do património eborense.

ANDRÉ DE RESENDE





PEPE



Veja aqui em tela cheia!





EXPOSIÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO PEPE
NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA
E RESULTADOS DO CONCURSO «ROTEIRO MANUELINO MUDÉJAR»

Na entrada da exposição a Manuelina convida os visitantes a entrar.
A exposição teve o seu início no dia 19 de março e estará patente ao público previsivelmente até finais do mês de abril. Este evento resulta de uma parceria que efetuámos com sucesso com a C. M. E. e com a Biblioteca Pública de Évora, a quem agradecemos o apoio inestimável.
No dia da inauguração esteve na mostra o original do foral de Évora o que muito dignificou a mesma. Esta exposição conta com os trabalhos sobre o património realizados pelas crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento, pelos alunos do Clube do Aulejo e do Mosaico e do Clube de Gravura, pelos alunos de 8º. Ano, turma E, na disciplina de Educação Visual, no que concerne aos contos tradicionais relacionados com André de Resende e ainda com os trabalhos elaborados pelos alunos do 8º. Ano, das turmas A, B e C, com a finalidade de participação no concurso do Roteiro Manuelino Mudéjar. 
O PEPE (Projeto Educativo do Património de Évora) em curso este ano letivo no nosso Agrupamento contemplou um concurso para elaboração de um roteiro sobre o Estilo Manuelino Mudéjar em Évora. Este projeto teve como destinatários os alunos de 8º. Ano e envolveu num trabalho intenso de caráter interdisciplinar as disciplinas de História e Educação Visual.  
O Júri do Concurso foi constituído pelo Dr. Francisco Bilou, Turismo de Évora, pela Dra. Helena Ferro, C.M.E., pelas Professoras M. de Belém Fonseca e Patrícia Lucas e pela Coordenadora da Equipa de Projetos, M, Isabel Carreira.  
A entega de prémios teve lugar na sessão de abertura da exposição, iniciativa que abriu a Semana Cultural do Agrupamento Nº 2 de Évora e a que não faltou o nosso convidado especial André de Resende (Joaquim Aranha) que foi entrevistado pela Carolina Calçada.

Os alunos vencedores do Concurso “Roteiro Manuelino Mudéjar” foram:

1º. Prémio - Desdobrável (folheto elaborado a partir de desenhos originais)
Turma 8º. A
  Cláudia Nunes; - Inês Quelhas
- Manuel Carvalho; -  Margarida Picanço
- Ricardo Pencas

A orientação dos alunos coube à Prof. Maria Teresa Inglês, de Ed. Visual.

1º. Prémio ex aequo - Roteiro em suporte digital (áudio-guia). O mesmo pode ser utilizado a partir do computador, do GPS, do IPAD.
Turma 8º. C _
- Ana Soldado; - Mónica Capucho
- Maria Carolina Cordeiro

http://woices.com/walk/2488

- Inês Carvalho
- Filipa Vermelho


Este trabalho teve a orientação da Prof. Maria João Contas, de Ed. Visual.























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PEDDY PAPER
«ROTEIRO MANUELINO MUDÉJAR»
E FEIRA RENASCENTISTA
20/03/2012

Estas iniciativas integradas no Projeto PEPE, promovido pela C.M.E., a que o nosso Agrupamento aderiu com grande entusiasmo, planificando e desenvolvendo vários subprojetos, que tiveram durante a Semana Cultural várias oportunidades de concretização, consistiram num trabalho interdisciplinar que se integrou nas atividades letivas do 2º período e que envolveu principalmente as disciplinas de História e Educação Visual, mas que teve sempre como base o trabalho/reflexão desenvolvido no âmbito da equipa de projetos do nosso Agrupamento.
 A parceria extremamente positiva com a C.M.E. verificou-se a vários níveis, tendo existido um excelente apoio humano, técnico, logístico, sem os quais esta atividade não teria tido sucesso. A participação de pais e avós na preparação e organização da Feira Renascentista foi uma aposta ganha, expressa no entusiasmo demonstrado por todos durante a sua preparação e realização.
Os alunos do 8º ano foram incentivados a participar de várias formas, nomeadamente na conceção/criação do percurso Manuelino Mudéjar na cidade de Évora, através da oportunidade de participação num concurso, onde se privilegiou a criatividade e o sentido estético, na elaboração de questões/sopas de letras/desenhos para os participantes no Peddy Paper, na participação nos postos de controlo e na organização/dinamização da Feira Renascentista. O Pré-Escolar deu também um excelente contributo na dinamização da Feira e do Peddy Paper. As crianças elaboraram desenhos e puzzles sobre o património que também foram integrados na atividade, existindo assim a possibilidade de partilha de materiais diversificados e de diferentes formas de olhar e sentir o património.  
Este evento integrou-se no mês da Juventude, iniciativa da C.M.E., que teve como um dos centros de dinamização o Palácio D. Manuel, tendo sido testado durante a manhã, na Galeria das Damas (sala de Conferências) o Quiz «Évora Monumental Júnior.
O Peddy Paper contou com 11 postos de controlo no centro histórico, para os alunos do 2º. e 3º ciclos, cinco postos para os alunos do 1º ciclo e teve o seu final no Jardim Público, local onde participaram também os alunos do Pré-escolar. Orgulhamo-nos de ter conseguido planificar e programar uma iniciativa que envolveu cerca de 560 crianças e jovens, nela participando alunos de todos os graus de ensino, com uma efetiva partilha de responsabilidades a vários níveis. 
Os participantes e o público nacional e também estrangeiro tiveram a surpresa de encontrar no Jardim Público uma Feira Renascentista, com os alunos (crianças e jovens) trajados à maneira da época, onde se podiam adquirir produtos biológicos e artesanais (bolos, doces, chá, saquetas de cheiro, bolsas, sacos de pano, azeitonas, frutas, azulejos…), a dinamização de jogos tradicionais (pião, latas, aro, malha, sacos) e a facilitação de puzzles e desenhos nos postos de controlo existentes nesse espaço. O enquadramento foi feito por professores, educadores, pais e alunos.
A música não podia deixar de ter um lugar de destaque no Paço Real, um dos espaços por excelência do estilo Manuelino Mudéjar. Neste contexto gostaríamos de referir com especial carinho o contributo dos nossos jovens artistas que ofertaram ao público em três momentos, destinados ao Pré-escolar, 1º ciclo e 2º. e 3º ciclos, um pequeno concerto de música clássica, de grande qualidade. Os nossos alunos, muito apreciados por crianças e adultos foram: M. Carolina Cordeiro e Pedro Latas (Guitarra), Leonor Cordeiro (Trompete) e Joana Figueira e Rafael Guerra (alaúde).
O nosso especial agradecimento aos nossos parceiros neste conjunto de atividades, nomeadamente a C. M. E., a Polícia de Segurança Pública, os Bombeiros Voluntários de Évora, o Eborae Musica, a todos os adultos (professores, educadores, pais e avós), às crianças e aos jovens que enriqueceram com o seu contributo esta iniciativa. Bem hajam!    

Finalmente gostaríamos de dizer que todos os participantes saíram vencedores ao se envolverem neste trabalho interdisciplinar, que possibilitou o aprofundamento do conhecimento do centro histórico e de um estilo artístico que marcou uma época de grande desenvolvimento da cidade de Évora, pouco conhecido da maioria dos seus habitantes. A promoção de regras de segurança, o reforço do espírito de equipa, o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade foram apostas positivas assumidas pela maioria dos intervenientes.


Os resultados, no que se refere ao 1º ciclo, foram:

1º Lugar - Equipa 6 – “Vencedores”, 3º. B, EB1 do Rossio; 2º. Lugar - Equipa 3 - “Os comilões” – Turma 4º. C, EB1 do Rossio; 3º. Lugar ex aequo - Equipa 5 - “Winners”- Turma 3º. B, EB1 do Rossio e Equipa 10 –“Neptuno” - 3º. Ano, EB1 do Bairro da Câmara.

Os primeiros classificados do 2º. e 3º ciclos foram: 

1º. Lugar - Equipa 58 – “As Marias”, turma 9º. C; 2 º. Lugar - Equipa 39 – “A Chama”, turma 8º. A; 3º. Lugar - Equipa 37 – “Porquê?” turmas 8º. A/7º. B; 4º. Lugar – Equipa 12 - “Os Quinas” - turma 6º. F .
































Visita guiada ao Aqueduto da Água da Prata no encerramento da Semana Cultural

Dando continuidade ao projeto anual desenvolvido com a turma do 6ºF, no âmbito do Projeto PEPE, realizou-se no domingo, dia 25 de março, um passeio ao longo do Aqueduto da Água da Prata, o qual teve início junto ao cruzeiro na estrada de São Bento da Cástris e terminou junto à Fonte Henriquina na Praça do Giraldo. Foram cerca de oito quilómetros de convivo entre os participantes, professores e filhos, que puderam contar com as oportunas explicações do Dr. Francisco Bilou que, além de elucidar os participantes sobre a monumental construção, alertou-os para evidências que podem ser úteis no reconhecimento das épocas de construção e das técnicas utilizadas. Aos participantes e, em especial, ao Dr. Francisco Bilou, que esteve presente em vários momentos muito significativos da Semana Cultural do nosso agrupamento, o nosso profundo agradecimento e o desejo de podermos repetir o percurso muito em breve.
Hipólita Sousa










FEIRA BIOLÓGICA FLORIDA



Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento n.º 2 de Évora, Escola Básica André de Resende, realizou uma Feira de Produtos Biológicos na escola.


A atividade que teve por base alguns produtos cultivados pelos alunos do Curso de Jardinagem e Espaços Verdes, em articulação com a turma A do 7.º Ano, faz parte do Plano Anual de Atividades, encontrando-se integrada nos Projetos de Promoção e Educação para a Saúde (PES), Eco-Escolas e PEPE.

Feira Biológica

Salienta-se, ainda, a colaboração/participação dos alunos do Pré-Escolar (Jardim de Infância Santo António e Vendinha) e da EB1 do Chafariz D’el Rei no evento. No que se refere aos alunos do Jardim de Infância Santo António, supervisionados pela educadora Ana Nunes, procederam à ilustração e distribuição de receitas culinárias, recolhidas junto de familiares, cuja sua confeção integra ervas aromáticas, através da comunidade escolar. Distribuíram, ainda, marcadores de livros relativos ao tema “Alimentação Saudável”, produzidos pelos alunos da turma A do 8.º Ano (professora responsável - Teresa Inglês). Alguns alunos do 7.º A fizeram questão de ajudar os mais pequenos nesta árdua tarefa…

Distribuição de receitas culinárias e marcadores de livros

Com esta atividade pretendeu-se atingir os seguintes objetivos:

ü  Divulgar a vasta variedade de produtos biológicos/ervas aromáticas existentes no mercado e na região;
ü  Sensibilizar a comunidade educativa para os benefícios do consumo de produtos de origem biológica;
ü  Compreender o conceito de agricultura biológica;
ü  Aumentar o envolvimento e a participação de todos na vida do Agrupamento, desenvolvendo uma cultura de pertença;
ü  Promover a relação Escola/Família incentivando a intervenção ativa e responsável dos pais/encarregados de educação na vida do Agrupamento;
ü  Sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela Natureza.

Na produção deste tipo de alimentos não são utilizados quaisquer produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas. A atividade realizou-se no dia 22 de março, integrada na Semana Cultural do Agrupamento, durante a qual inúmeros encarregados de educação/familiares dos alunos se deslocaram à escola de forma a participarem em diversas iniciativas.

Feira Biológica - Distribuição gratuita de iogurtes biológicos fornecidos pela Lactogal/Agros



Os docentes David Abreu e Maria da Luz Ramalho, responsáveis pela atividade, realçam o trabalho em equipa realizado por todos os intervenientes e agradecem o patrocínio de todas as entidades que comercializam este tipo de produtos e que, gentilmente, doaram alguns. Sem tais patrocínios, dificilmente seria possível a realização do evento. Agradecem, ainda, a colaboração da CME e a participação dos pais/avós dos alunos, os quais contribuíram com a oferta de variadíssimos produtos (legumes, ervas aromáticas, frutas, bolos e doces). Nesta iniciativa houve, também, a possibilidade de degustação de alguns produtos, entre os quais se salientam os sumos naturais, cafés, iogurtes, bolos e doces.

Nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Garcia de Resende:


Lenda de Geraldes Geraldo

Livro Final