Gostámos de ler...




«Marcelo Sandolval ouve música que mais ninguém consegue ouvir, fruto de uma perturbação semelhante à síndrome de Asperger. No entanto, o pai de Marcelo não se resigna com o facto de o filho não ser como os outros adolescentes e desafia-o a trabalhar durante o verão no seu escritório de advogados, para se juntar ao «mundo real». Neste novo mundo a que rapidamente procura adaptar-se, Marcelo conhece a competição, a inveja, a raiva, a desilusão, a dúvida e o desejo. Mas é uma fotografia que encontra por acaso - a fotografia de uma rapariga com metade do rosto desfigurado - que verdadeiramente o liga ao mundo real: ao sofrimento, à injustiça e ao que pode fazer para lutar contra eles.»

Este livro encontra-se disponível na Biblioteca Municipal, com a cota 82 LE-3 STR (Juv.)


O Último Segredo, José Rodrigues dos Santos – Gradiva 
Este foi o primeiro livro do autor que eu tive oportunidade de ler. Quando o recebi no Natal, não pensei que iria gostar tanto quanto gostei, mas a história é muito bem escrita e a personagem principal, Tomás Noronha, muito bem arquitetada é capaz de nos prender ao longo das muitas páginas do romance. A dúbia personagem, Arpad  Arkan, é capaz de caracterizar bem o judeu sonhador e orgulhoso da sua crença e da sua determinação. 



As Luzes Brancas de Paris, Theresa Révay – Círculo de Leitores
Das dificuldades da segunda década do século vinte, Xénia Ossoline, nascida numa aristocrática família russa, leva a determinação de realizar o destino para o qual fora criada: casar e ser feliz numa família unida. Quando a revolução bolchevique a leva para Paris, as dificuldades enormes pelas quais  passa  e a determinação de honrar os pais mortos criando o irmão nascido órfão numa Rússia agonizante, fazem-na quase perder as esperanças de voltar a ser feliz outra vez até ao encontro com  Max Von Passau, rico herdeiro alemão e promissor fotógrafo, e a passagem de ambos pela provação da segunda guerra mundial.


Hipólita Sousa (Leituras de Páscoa) Abril /2012




Sobre a obra:


Sam Capra está a viver a vida dos seus sonhos. Um jovem americano em Londres, tem um apartamento perfeito, um emprego perfeito na CIA e uma esposa perfeita, Lucy, que está grávida de sete meses do seu primeiro filho.

Mas, num dia de sol, tudo se desmorona. Sam recebe uma chamada de Lucy enquanto está a trabalhar. Ela diz-lhe para sair imediatamente do edifício. Ele sai momentos antes de o edifício explodir, matando todos os que estão lá dentro. Lucy desaparece e Sam acorda numa cela de prisão. Porque é que Lucy lhe telefonou? Seria ela uma esposa apaixonada ou uma agente inimiga? O seu filho, que ainda não nasceu, estará a salvo?

Com a adrenalina a correr-lhe nas veias, Sam entra numa corrida frenética para salvar a vida e descobrir a verdade sobre aqueles que pensava conhecer tão bem..



Sobre autor:

Jeff Abbott foi nomeado para três Edgar Awards e também para dois Anthony Awards. Escreveu treze romances incluindo Pânico, Medo, Colisão, e Confia em Mim, publicados pela Civilização Editora. É casado e vive com a família em Austin, no Texas.

"Marcelo Sandolval ouve música que mais ninguém consegue ouvir, fruto de uma perturbação semelhante à síndrome de Asperger. No entanto, o pai de Marcelo não se resigna com o facto de o filho não ser como os outros adolescentes e desafia-o a trabalhar durante o verão no seu escritório de advogados, para se juntar ao «mundo real». Neste novo mundo a que rapidamente procura adaptar-se, Marcelo conhece a competição, a inveja, a raiva, a desilusão, a dúvida e o desejo. Mas é uma fotografia que encontra por acaso - a fotografia de uma rapariga com metade do rosto desfigurado - que verdadeiramente o liga ao mundo real: ao sofrimento, à injustiça e ao que pode fazer para lutar contra eles."



Este livro encontra-se disponível na Biblioteca Municipal, com a cota 82 LE-3 STR (Juv.)


"O Leitor", de Bernhard Schlink (Edições ASA)




Sinopse:

Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.


Suspense e terror, uma história comovente de uma menina que aprende a ler sozinha....


Uma delícia...
No seu novo romance, Marc Levy conta a história de um rapazinho com um dom invulgar: ele consegue «roubar» as sombras das pessoas com quem se cruza. Ao princípio, acontece-lhe involuntariamente e isso chega a assustá-lo. Sempre que se cruza com alguém – seja um amigo, um inimigo ou um perfeito desconhecido –, a sombra da outra pessoa passa a segui-lo... Por vezes contra a vontade do rapaz, as sombras contam-lhe os mais profundos desejos, temores e aspirações das pessoas a quem pertencem. E o rapaz vê-se em mãos com um dom que traz uma grande responsabilidade: ao saber estes segredos, terá de ajudar as pessoas – ajudá-las a recuperar «essa pequena luz que lhes iluminará a vida». Durante uma férias de Verão à beira-mar, apaixona-se por uma garota que é muda, chamada Cléa, com quem comunica através da sua sombra. E a sombra deste primeiro amor acompanhá-lo-á durante anos... Mais tarde, o nosso «ladrão de sombras» torna-se estudante de Medicina, e debate-se com a questão de usar ou não o seu dom para ajudar a curar – tanto os seus pacientes como os seus amigos. Afinal, será ele verdadeiramente capaz de adivinhar o que poderá fazer felizes aqueles que o rodeiam? E ele próprio, saberá onde o espera a felicidade?



Depois das férias vamos voltar aos livros, pois as leituras que fiz já são muitas e alguns livros valem a pena ser divulgado.

O primeiro livro a comentar, é aquele que maior surpresa positiva me causou: A Cabeça de Séneca de Paulo Bugalho, Gradiva, Prémio literário revelação “Agustina Bessa Luís” – 2010, instituído pela Estoril-Sol. Foi uma ex-colega de trabalho que num encontro ocasional me falou do livro e despertou a minha curiosidade para a leitura deste texto de um Eborense por vida e residência cá, o qual fui encontrar numa feira do livro e que me deixou ainda mais gratamente surpresa por saber que tinha ganho um prémio de revelação.

Texto muito bem escrito, com personagens de e passagens por Évora, este livro leva-nos pelo universo de sentimentos familiares, de amizade, de pertença que todos nós temos ao longo das nossas vidas, se estas não forem vazias, dando-lhe sentido e valor. É um desfilar de personagens humanas e atuais que nos intrigam e ao mesmo tempo nos tranquilizam por não perderem os seus valores, apesar das reais, porque possíveis, adversidades que os rodeiam.


Boa leitura e bom retorno a uma Évora uns anos mais nova.



Há alguns anos li o meu primeiro Moita Flores, por pura curiosidade, mas há cerca de um mês voltei ao autor para o seu novíssimo A Opereta dos Vadios. Por se tratar de um livro bem escrito sobre um assunto muito atual, a política e as manobras dos políticos, antes, durante e depois das eleições, a leitura deste livro juntamente com outros mais antigos, como O Príncipe de Maquiavel, ajudam-nos a traça o perfil mais correto daqueles que só se lembram ansiosamente de nós em dois momentos: as eleições e o pagamento das suas falcatruas e más administrações.



Se ainda tiver ânimo para analisar as mentiras que nos vendem todos os dias, boa leitura!



Hipólita Sousa

28.09.2011



«Adeus a Berlim evoca a capital alemã dos anos 1930 e o glamour, a sordidez e o excesso de uma sociedade em efervescência, debaixo da ameaça nazi: o desemprego em massa, as orgias, as tensões rácicas, os cadáveres esfaqueados, o snobismo, a falsa respeitabilidade da burguesia. Nos bares, nos apartamentos baratos, nas casas dos ricos, Isherwood relata a vida dos berlinenses que conheceu: Fräulein ...Schroeder, a senhoria; os judeus Landauer; o casal homossexual formado por Peter e Otto; e a divina e decadente Sally Bowles.


Romance com uma forte vertente documental (em que o olhar agudo do narrador nunca implica qualquer tipo de juízo), Adeus a Berlim foi adaptado ao cinema por Bob Fosse no filme Cabaré, protagonizado por Michael York e Liza Minelli.» in http://www.segredodoslivros.com/
 


Biblioteca Leituras e Olhares


"A sequela de “Os Olhos Amarelos dos Crocodilos”, que li no ano passado e adorei, não defraudou as minhas expectativas e proporcionou-me uma leitura interessante, atenta e até por vezes inquietante.

Continuamos a seguir as vidas das mesmas personagens. As irmãs Josephine e Íris conseguirão recuperar a sua relação depois do escândalo do livro? Em que ponto se encontra o casamento de Íris? E a relação entre Josephine e Luca? Como encaram Hortense e Zoé a morte do pai?

A verdade é que voltamos a entrar nas realidades de todos como se o livro anterior tivesse sido lido há dois dias; a autora leva-nos com mestria até ao ponto onde havíamos ficado, recordamos com facilidade todos os pontos chave e demais pormenores da vida familiar e das relações entre este grupo de personagens tão particulares.

O que mais gostei neste livro foi o facto de colocar em causa quase tudo o que tínhamos como um dado adquirido no anterior. A autora lança a dúvida, explora detalhes que aguçam, página a página, a curiosidade do leitor que não tem outra solução senão ler, ler, ler até chegar ao fim e saber tudo, “deixar tudo em pratos limpos”. Li a fase final do livro de forma perfeitamente compulsiva, só descansando no fim, já tarde na madrugada.

«A Valsa Lenta das Tartarugas não é bem um romance mas tem histórias de amor, não é bem um policial mas tem mortes e um serial killer à solta, é um misto, é uma narrativa consistente que nos leva como num filme sem tempos mortos, em que todos os pormenores contam para desvendar um final que, apesar de não ser surpreendente, é o culminar de todos os choques e surpresas desvendados ao longo de mais de 500 páginas.

Resta-me aguardar com ansiedade a publicação do terceiro volume, obviamente com expectativas muito elevadas.» in http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/