Concursos do momento


Já estão abertas as inscrições e a 1.ª Fase da 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura, mais uma vez promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE). Tendo como principais objectivos estimular a prática da leitura nas escolas de uma forma lúdica, designadamente entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
Esta 6.ª edição do Concurso obedece ao seguinte calendário:
1.ª Fase - Provas eliminatórias realizadas nas escolas – de 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012;
2.ª Fase - Provas distritais realizadas nas Bibliotecas Públicas - até 30 de Abril de 2012 (Março e Abril);
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2012.
As inscrições, que decorrem desde o dia 24 de Outubro, efectuam-se obrigatoriamente através do formulário referido no art.º 9.º do Regulamento e alertam-se as escolas para o facto de não serem elegíveis para as provas distritais os estabelecimentos de ensino que realizem as provas da 1.ª Fase sem terem efectuado a devida inscrição dentro do prazo anunciado.
Uma leitura atenta de todo o Regulamento é naturalmente imprescindível e o sítio do Concurso disponibiliza ainda outras áreas relevantes de consulta, como sejam, por exemplo, as Perguntas Mais Frequentes.
Para mais informações, aceder ao sítio Concursos do Plano Nacional de Leitura.

1ª Fase










Dia Mundial da Poesia, 2012



CONCURSO - FAÇA LÁ UM POEMA


 
O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação.

 

No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia Faça lá um Poema.




ATENÇÃO AOS PRAZOS!!!


So… Letrar, Spelling, Deletrear

Preâmbulo
A Escola Básica André de Resende promove, neste ano letivo, mais um concurso, o “So… Letrar”.
Esta iniciativa pretende desenvolver as competências da leitura e da escrita, promovendo o gosto pelas mesmas em português, espanhol e em inglês.
O concurso consiste em soletrar palavras inseridas em pequenos textos, variando o grau de dificuldade consoante o nível etário do aluno e o ano de escolaridade, de forma a apurar e premiar os alunos que dominem a nova grafia portuguesa implementada desde setembro de 2011, bem como a grafia inglesa e espanhola.


Artigo 1º

São admitidos a concurso todos os alunos dos 2º e 3º Ciclos.

Artigo 2º

O concurso terá duas fases.
A primeira decorre nas salas de aula durante os 1º e 2º períodos, para apuramento dos alunos à final, que decorrerá na última semana de aulas do 2º período, na BE, em data e hora a designar pelo júri.
O júri será composto por um professor de português, um de inglês e um de espanhol.

Artigo 3º

Será apurado, na primeira fase, um aluno por turma. Os professores farão a escolha do aluno a partir de palavras selecionadas de acordo com o ano de escolaridade dos seus alunos.

Artigo 4º

Consideram-se erros:
•    Omissão, excesso ou troca de letras;
•    Omissão, excesso ou troca de acentos gráficos;
•    Omissão ou má colocação de cedilhas;
•    Omissão ou má colocação de um hífen.

       Artigo 5º

    Cada professor de cada uma das línguas pronunciará duas vezes a palavra a soletrar, depois de ler o texto em que as palavras se encontrem inseridas. Cada aluno que soletrar uma palavra de forma incorreta será eliminado até só restar um aluno que será o vencedor.

Artigo 6º

    Cada aluno compete apenas com os colegas do respetivo ano de escolaridade.

Artigo 7º

    É atribuído um diploma de participação a todos os finalistas.

Artigo 8º

    É atribuído um prémio a todos os vencedores por ano de escolaridade.

Artigo 9º

    Da decisão do júri não haverá recurso.