domingo, 22 de março de 2009

Encontro com o escritor Rui Calisto


Dia 5, de manha, o escritor Rui Calisto partilhou com os alunos do 1º e 2º anos da EB1 do Rossio de S. Brás, na BE/CRE, o seu livro "a Cigarra e a formiga" e como dar vida de novo a essas personagens criadas por Martins Fontes, incluindo outras personagens -artista, Deus e narrador - num texto dramático, lido a várias vozes. Por esta recriação, apresenta-se como co-autor, o que se transformou também num momento de aprendizagem ética.





De tarde, foi a vez de alunos dos 7º, 8º e 9º anos contactarem com o escritor e descobrirem o valor e necessidade da apropriação do sentido das palavras para melhor encontrar o ritmo adequado de leitura deste texto dramático, intemporal e transversal, de modo a dar vida às personagens.
Um mesmo livro, destinado a públicos diferentes, originou naturalmente abordagens e estratégias distintas, criando momentos de aprendizagem única, numa muito agradável surpresa.
No Jornal das Caldas online http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/03/18/livro-a-cigarra-e-a-formiga-apresentado-em-evora/ está a divulgação deste encontro em Évora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço aos professores e alunos por todo o carinho que recebi. Foram momentos de grande emoção. Espero que se repitam. Abraço-os fraternalmente. Rui Calisto.