sexta-feira, 29 de maio de 2009
Energia - Uma leitura criativa da Natureza
Foi uma sessão participada, com leitura e ciência de mãos dadas, na demonstração plena de criatividade e energia como elementos fundamentais à vida humana.
Aprender mais sobre energia
Criar e inovar com FuturEnergia - www.futurenergia.org
http://www.futurenergia.org/ww/pt/pub/futurenergia2007/homepage.htm
Da corrida às energias, à corrida pelas energias -Webquest - http://www.minerva.uevora.pt/iea/energias/
Recursos - Energias renováveis em geral, em português e em inglês.
http://www.minerva.uevora.pt/iea/energias/recursos-energias-geral.htm
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Dia 29 de Maio - Dia Nacional da Energia.
No dia-a-dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa, reflectindo-se esse facto na redução das contas da electricidade e do gás e numa melhor qualidade de vida para todos.
Alguns bons conselhos
- Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);
- Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança;
- Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
- Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
- Baixar o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;
- Sempre que possível, secar a roupa ao sol e ao vento. Esta energia é gratuita;
- Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de mais baixa temperatura;
- Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos;
- Evitar a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.
terça-feira, 26 de maio de 2009
A Biblioteca da EB1 do Rossio já tem 3 anos! Parabéns!
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Contadores de histórias em parcerias
Os contadores de histórias Trimagistos, Luis e Nuno, presentearam os alunos do 4º ano da EBI André de Resende e a turma do 3º da EB1 da Comenda com histórias contadas, escutadas e participadas com vivacidade e avidez.
Organizadores do Encontro de Narração Oral com a Biblioteca Pública de Évora e a Livraria Intensidez a decorrer Sexta e Sábado, foi com imenso prazer que escutámos estes dois belíssimos contadores de histórias e vivenciámos o deleite com que os alunos bebiam os gestos e as palavras e caminhavam ora em quase silêncio e sussurro ora em alta voz, consoante o ritmo da história exigia a sua participação. A criatividade e imaginação, jogo das palavras e dos sons embalaram os alunos e professores tornando, mais uma vez, a biblioteca um espaço de partilha e de sonho.
Mais uma parceria a aprofundar, sem dúvida!
Colaborar é Aprender+
Colaborar é aprender +, e são vários os âmbitos em que as escolas dão as mãos em projectos comuns. Um exemplo destas parcerias é o de Ideias de Mérito 2008 que se vai concretizando no projecto das bibliotecas BIBCOM, que envolve também a Escola Gabriel Pereira (coordenadora do projecto), os Agrupamento nº 3 –Escola 2,3 Santa Clara e o Agrupamento nº 4 –Escola 2,3 Conde Vilalva, com quem temos trabalhado as questões de colaboração, de desenvolvimento da literacia e normalização de procedimentos.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Dia 22 de Maio, dia da Biodiversidade
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da Natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Clica na imagem e vê o que se faz por essas escolas...
Bookcrossing e Wordle: coisas novas para experimentar!!!
O conceito de BookCrossing surgiu nos Estados Unidos da América e pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público para que outros o encontrem e o voltem a libertar depois de o lerem e assim sucessivamente.
www.intensidez.com
As provas de aferição, o PNL , o projecto aLer+ e a BE/CRE
É também com muita satisfação que constatamos que existe alguma preocupação em valorizar o trabalho realizado pelas nossas bibliotecas escolares, que se estão a reorganizar para uma melhor promoção da leitura, apostando sempre na formação de leitores. Esta imagem retirada da prova de 4º ano, é um bom exemplo de como as bibliotecas se estão a modernizar, criando espaços organizados e aprazíveis, de leitura e de partilha.
Projecto Comenius no Teatro Garcia de Resende em grande
Podes ler o texto original que deu origem à peça de teatro aqui.
A Escola Gabriel Pereira e o seu Clube de Teatro têm sido, desde há anos, parceiros na realização da festa Comenius, através do apoio à realização de peças dramáticas e, este ano, aprofundou-se com criação de obras para representação e dança conjunta de alunos de ambas as escolas.
A colaboração da Câmara Municipal de Évora e do CENDREV são igualmente muito importantes e o espectáculo realizou-se no bonito teatro Garcia de Resende.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Dia da Diversidade Cultural
Adoptada unanimemente pelos 185 Estados-parte durante a 31ª Sessão da Conferência Geral em 2001, pouco após o 11 de Setembro, esta Declaração constitui o acto inicial de uma nova ética da UNESCO para o séc. XXI. A comunidade internacional passou a dispor, pela primeira vez, de um instrumento abrangente para questões relacionadas com diversidade cultural e o diálogo intercultural, garantes do desenvolvimento e da paz.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Ainda a Europa e as eleições para o Parlamento Europeu
Para celebrarmos a Europa, o professor António Caleiro, da Universidade de Évora, veio conversar com alunos dos 8º e 9º anos sobre a União Europeia e sobre a importância de aprendermos a ser cidadãos participativos e conscientes dessa relevância para os nossos direitos e deveres de portugueses e europeus. Viajou-se no tempo desde o discurso de Schuman, aos tratados e alargamento, livre circulação e moeda única - o Euro.
Referiu a União Europeia como símbolo da Unidade na Diversidade, constituindo um grupo turma, unido em objectivos comuns – democracia, segurança, liberdade dos direitos humanos, educação…, mas diverso no seu pluralismo linguístico e cultural.
Destacou a importância da participação nos actos eleitorais nacionais e europeus, como por exemplo nas próximas eleições europeias do dia 7 de Junho.
Para sabermos mais sobre as eleições, podemos visitar o sítio Web e podemos compreender a mensagem do anúncio televisivo elaborado no âmbito da campanha institucional do Parlamento Europeu para as eleições europeias - "Decida as notícias do amanhã nas eleições europeias de 7 de Junho"
Férias Científicas 2009, Ano de Darwin - a não perder!
autodisciplina e responsabilidade;
gosto pela aventura.
Celebrando-se em 2009 o Ano de Darwin, o CCVE decidiu dedicar o CFC deste ano à realização de um conjunto de actividades destinadas a compreender a evolução da Vida no nosso planeta, a qual contribuiu para a maravilhosa diversidade que encontramos actualmente.
Programa "Investigando Darwin" - - 1° - De 19 a 25 de Julho (data limite de inscrição 10 de Julho) / 2°- De 9 a 15 de Agosto (data limite de inscrição 31 de Julho)
+ info
quinta-feira, 14 de maio de 2009
DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA -15 de Maio
Sugere-se que os docentes convidem as famílias a comemorar o Dia Internacional da Família 2009 propondo às crianças e jovens que escolham um livro na biblioteca escolar, capaz de interessar um dos seus familiares. No Dia da Família poderão lê-lo em conjunto e conversar um pouco sobre o que o livro lhes trouxe de novo.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Using the mother tongue in the foreign language class
John e Michael falaram das suas experiências como professores de língua inglesa em diversos contextos culturais, quer no Reino Unido com emigrantes, quer em diferentes países do mundo, passando pela China, Arábia Saudita, Turquia, Angola e muitos outros, incluindo Portugal.
Em ameno diálogo foram discutidos contextos do positivo uso, mas não de abuso, do recurso à língua materna na aula de língua estrangeira.
Agradecendo a disponibilidade de sempre destes amigos, a coordenadora do Departamento ofereceu um livro sobre Évora - cidade Património da Humanidade e uma garrafa de tinto Esporão, elementos da cultura alentejana, e a BECRE marcadores de livros que transportam elementos coloridos das actividades promotoras de diferentes leituras e olhares.