sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ainda a Europa e as eleições para o Parlamento Europeu


Para celebrarmos a Europa, o professor António Caleiro, da Universidade de Évora, veio conversar com alunos dos 8º e 9º anos sobre a União Europeia e sobre a importância de aprendermos a ser cidadãos participativos e conscientes dessa relevância para os nossos direitos e deveres de portugueses e europeus. Viajou-se no tempo desde o discurso de Schuman, aos tratados e alargamento, livre circulação e moeda única - o Euro.

Referiu a União Europeia como símbolo da Unidade na Diversidade, constituindo um grupo turma, unido em objectivos comuns – democracia, segurança, liberdade dos direitos humanos, educação…, mas diverso no seu pluralismo linguístico e cultural.

Destacou a importância da participação nos actos eleitorais nacionais e europeus, como por exemplo nas próximas eleições europeias do dia 7 de Junho.

Para sabermos mais sobre as eleições, podemos visitar o sítio Web e podemos compreender a mensagem do anúncio televisivo elaborado no âmbito da campanha institucional do Parlamento Europeu para as eleições europeias - "Decida as notícias do amanhã nas eleições europeias de 7 de Junho"

Sem comentários: