quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conforme prometido: Rosa Lobato Faria, uma obra, uma vida

Se eu morrer de manhã

Se eu morrer de manhã

abre a janela devagar

e olha com rigor o dia que não tenho.

Não me lamentes. Eu não me entristeço:

ter tido a noite é mais do que mereço

se nem conheço a noite de que venho.

Deixa entrar pela casa um pouco de ar

e um pedaço de céu

- o único que sei.

Talvez um pássaro me estenda a asa

que não saber voar

foi sempre a minha lei.

Não busques o meu hálito no espelho.

Não chames o meu nome que eu não venho

e do mistério nada te direi.

Diz que não estou se alguém bater à porta.

Deixa que eu faça o meu papel de morta

pois não estar é da morte quanto sei.


BIOGRAFIA

Poetisa, romancista, argumentista, cronista e actriz de teatro, cinema e televisão, sendo igualmente autora de letras de canções e fados.

Começou a escrever poesia aos seis anos de idade. Letras de sua autoria foram premiadas, por quatro vezes, em festivais da canção. Tem, ainda, duas representações no Festival OTI e no Festival das Sociedades de Autores de Salónica. Obteve também um prémio da «Grande Marcha Popular de Lisboa».

É autora de duas telenovelas, «Passarelle» e «Telhados de Vidro», e de quatro séries para televisão, «Nem o Pai Morre...», «Pisca-Pisca», «Tudo ao Molho e Fé em Deus» e «Trapos e Companhia».

Para o teatro elaborou uma adaptação da peça de Júlio Dantas, A Severa.

Desenvolve a sua actividade por diversas áreas da cultura, tendo colaborado, entre outras publicações, na Revista da Sociedade Portuguesa de Autores, no Mundo Feminino e na Máxima, onde veio a publicar um conto de Natal. Tem crónicas e contos dispersos por vários órgãos de comunicação social.


Bibliografia

Os deuses de pedra (poesia), 1983

As pequenas palavras (poesia), 1987

História de muitas cores (infantil), 1987 ; 2003

Memória do corpo (poesia), 1992

Livro do livro (ensaio), [et al.], 1995

O pranto de Lúcifer (romance), 1995 ; 2005

Os pássaros de seda (romance), 1996 ; 2005

Os três casamentos de Camilla S. (romance), 1997 ; 2005

Poemas escolhidos e dispersos, 1997

Romance de Cordélia (romance), 1998

A gaveta de baixo (poesia), 1999

O prenúncio das águas (romance), 1999 ; 2002

As quatro portas do céu (juvenil), 2000 ;

A trança de Inês (romance), 2001 ; 2010

ABC dos bichos : em rima infantil (infantil), 2001 ; 2004

ABC das flores e dos frutos : em rima infantil (infantil), 2002 ; 2008

O sétimo véu (romance), 2003 ; 2005

ABC das coisas mágicas em rima infantil (infantil), 2004

Os linhos da avó (contos), 2004

A flor do sal (romance), 2005

Os novos mistérios de Sintra (romance) (em colaboração com vários), 2005

A erva milagrosa, 2006

Asas sobre a cidade : conto de Natal, 2006

O código d'Avintes (romance) (em colaboração com vários), 2006

A alma trocada (romance), 2007

A estrela de Gonçalo Enes (romance), 2007 ; 2008

As esquinas do tempo (romance), 2008

A menina e o cisne (infantil), 2010

Sem comentários: