domingo, 3 de outubro de 2010

4 de Outubro, Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal assinala-se, amanhã, e anualmente são abandonados mais de dez mil animais em Portugal, onde se estima que existam mais de meio milhão de bichos sem dono.

«Mais de dez mil animais são abandonados todos os anos em Portugal, onde se estima que existam mais de meio milhão de bichos sem dono. Nas vésperas do Dia Mundial do Animal, 200 cães e gatos vão estar em Lisboa para serem adoptados.
Hoje, o Jardim Vieira Portuense, em Belém, vai transformar-se numa espécie de centro de adopção:  "Cerca de duas dezenas de animais que vivem em canis ou em associações vão estar ali para serem adoptados", contou à agência Lusa Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA), associação que organiza o evento.
"As mais de 40 associações zoófilas que existem no país estão todas superlotadas. Não temos números certos, mas sabemos que são muito mais de meio milhão os animais que não têm dono", alertou a responsável, sublinhando que a degradação económica das famílias e o aumento de divórcios provocou um aumento de casos.
De acordo com a LPDA, as alergias, as férias, o nascimento de um filho e problemas de comportamento são outros dos motivos que levam os donos a abandonar os seus animais.
Por isso, hoje à tarde, professores de uma escola especializada em educação animal vão estar no jardim para ajudar os donos a educar os seus bichos, contou Maria do Céu Sampaio.
No domingo, haverá a entrega dos Prémios "De Cão para Cão", um projecto de responsabilidade social que este ano vai ajudar 600 animais abandonados de quatro associações.
"De Cão para Cão" é um jogo interactivo, onde as pessoas podem adoptar um cão virtual.
"Chama-se de Cão para Cão, porque ao tratar bem um cão virtual as pessoas estão a ajudar um cão real", explicou à Lusa Rodolfo Neves, responsável pelo projecto criado no ano passado.
Maria do Céu Sampaio garante que todos os animais - abandonados ou com dono - que apareçam neste fim-de-semana no jardim vão ganhar um prémio, porque este "é o dia deles".
O Dia Mundial do Animal assinala-se na próxima segunda feira.» in DN

Sem comentários: