quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Magusto - 11 de Novembro

Ingredientes
  • 1 Kg. de castanhas
  • Sal grosso(q.b.)
  • Água (q.b.)
Preparação/Confecção
Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem.
Salpique-as com água, para o sal aderir mais facilmente e para que a casca fique mais estaladiça, permitindo que se retire com mais facilidade.
Polvilhe as castanhas com sal e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno ou num assador de barro furado. Coloque o tabuleiro no forno ou o assador de barro na lareira, sobre as brasas, tendo o cuidado, quer num caso quer noutro, de as mexer de vez em quando.
Quando estiverem assadas, coloque as castanhas num recipiente de barro e sirva, a fim de que cada pessoa descasque a sua parte.
Acompanhe com jeropiga ou água-pé.
Nota:
  As castanhas podem também ser cozidas. Para tanto basta golpeá-las, colocá-las num tacho e, quando a água estiver a ferver, temperá-las com sal e erva doce. Depois de cozidas, podem ser consumidas simples, com manteiga ou servir de acompanhamento a pratos de carne.
  Existem ainda as castanhas piladas (secas) que servem para fazer uma deliciosa sopa de castanhas.
  A castanha era uma das grandes fontes de alimentação das gentes desta região até ao princípio do século XX, altura em que a grande maioria dos «soutos» foi dizimada por uma doença denominada «tinta». Hoje ainda restam alguns castanheiros resistentes e descendentes dessa época nas povoações da Serra do Açor.
  Não será por acaso que ainda hoje existem povoações com nomes alusivos ao castanheiro.

Sem comentários: