segunda-feira, 21 de março de 2011

Faça lá um poema? Então aqui vão três!

Aqui estão os três poemas seleccionados para o concurso "Faça lá um poema!". Infelizmente nenhum foi premiado, mas  temos aqui poesia!

Tristeza e solidão


Às vezes sinto-me triste e só
como um beco sem saída
por mais que o tente passar
não encontro outra vida.

Às vezes sinto-me triste e só
como um país deserto
por mais que procure
não encontro ninguém por perto.

Às vezes sinto-me triste e só
como uma lareira num dia de calor
por mais que olhem para mim
não me dão valor.
Às vzes sinto-me triste e só
mas acho que vai passar
com amigos a meu lado
tudo vai mudar.


Susana Ramos
4ºB André de Resende


A Pulga

Olha a pulga saltarica
que pula, rebola e pica
para fazer a refeição
à custa do pobre cão!

Sai daí, pulga atrevida.
Isso já é abusar!
Não podes passar a vida
a picar para engordar.

Que exploração degradante!
Para te redimires do mal,
salta daí neste instante.
Vai dar sangue ao hospital!

Beatriz Rocha
5ºA


Sou eu sem ser

Às vezes não sou eu, às vezes não quero ser.
Às vezes faço sem fazer.
Às vezes tenho medo de não ter medo.
Viajo sem viajar, sei sem saber, olho sem olhar.

Há círculos que não são circulares.
Quadrados que não se enquadram na minha vida.
Há linhas que percorro sem percorrer, que não têm fim.

Formato-me sem me formatar.
Vivo, revivo e volto a viver.
Como a caneta que escreve sem parar,
assim sou eu, a percorrer.

Há luzes que não consigo ver,
como caixas que estão vazias,
os poemas que faço, as quadras que invento 
e os versos que me fazem sorrir...
Às vezes sou eu sem ser.
Daniela Alvarinho
6ºE

Sem comentários: