quinta-feira, 15 de outubro de 2009

17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.


No dia 17 de Outubro de 1987, cerca de 100.000 pessoas reuniram-se na praça do Trocadéro, em Paris, capital da França. Estiveram presentes muitas famílias pobres. Vários milhares de pessoas, amigas dos mais pobres juntaram-se a eles para dizerem não à miséria. Nesse dia, o padre Joseph Wresinski, fundador do Movimento ATD Quarto Mundo e de Tapori, inaugurou uma Laje em honra das vítimas da pobreza.
Mais tarde, no ano de 1992, as Nações Unidas reconheceram esse dia como Jornada Mundial para a eliminação da pobreza.
A partir daí, todos os anos, este dia passou a ser uma boa ocasião para reunir, por esse mundo fora, os adultos e as crianças que desejam dizer não à miséria.


A luta contra a pobreza e a exclusão social figura entre os principais objectivos da União Europeia e dos seus Estados Membros. 2010 será o Ano Europeu de luta contra a pobreza e a exclusão social.
http://oikos.pt/
http://pobrezazero.heylife.com/
http://pobrezazero.oikos.pt/levantate/index.html


Na escola, podes contactar a professora Mª José Cardoso, mais conhecida por professora Zezinha, para saberes como colaborar na campanha de solidariedade! Esta campanha, em colaboração com a P.S.P., visa ajudar os meninos de uma escola em Dili, Timor. É preciso ajudar, aqui, ali e em todo o Mundo!!!

Sem comentários: