terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tricks or Treats ou Pão por Deus? O Dia das Bruxas e o Dia de Todos os Santos


Pão-por-Deus ou Tricks-or-treats

A festa de Halloween tem lugar na noite de 31 de Outubro, mas, na verdade, equivale às comemorações do Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, e do Dia de Finados, dia 2.

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de Novembro, Dia de Finados, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que recebesse, a pessoa deveria fazer uma oração pela alma de um parente morto do doador. Acreditava-se que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos, 1º de Novembro, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-Deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas. Com o passar do tempo, o pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta actividade é principalmente realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "pão-por-deus" nas localidades que não tinham sofrido danos.

Sem comentários: