segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

15 de Janeiro de 1929 – “I have a dream…”, pela professora Hipólita Sousa

 
«A nossa geração não lamenta tanto os crimes dos perversos quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos.»



«No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.»



Num ano que nos parece tão difícil desde o início, pensamos que falar de alguém que teve um sonho grande numa época e num país em que ser negro em alguns estados da federação era visto como uma grande desvantagem social e pessoal será a melhor forma de mostrar que é na adversidade que não podemos baixar os braços, temos de ir à luta.
Martin Luther King Júnior nasceu em Atlanta, Geórgia, EUA e foi ordenado na Igreja Batista de Ebenezer, Atlanta em 1947, formando-se em 1948 no Morehouse College.Em 1951 ingressa com êxitona Faculdade de Teologia da Universidade de Boston, Massachussets. Em 1954 assume o lugar de pastor da Igreja Batista de Montgomery, Alabama onde procura sensibilizar os negros e a comunidade em geral para os direitos de todos os americanos e não apensa os dos americanos brancos. Participa na luta para o fim da segregação nos autocarros de Montgomery apoiando a atitude heróica de Rosa Parks em 1955 quando esta se recusou a ceder o seu lugar sentada a um branco, um acto que ficou conhecido como o “milagre de Montgomery”. Todavia toda a movimentação dos negros pelos seus direitos civis nos estados do sul não foi calma e suscitou uma grande resistência por parte dos movimentos racistas, nomeadamente a Ku Klux Klan.
Depois das suas viagens ao Gana e à Índia, Martin decide juntamente com outros apoiantes iniciar o movimento das “marchas”. Em 28 de Agosto de 1963 acontece a primeira “Marcha para Washington”, em 1964 é aprovada a Lei dos Direitos Civis e Martin recebe o Prémio Nobel da Paz. Em Janeiro de 1965 começa em Selma, Alabama, a campanha pelo direito de voto, a qual é coroada com outra marcha em 21 de Março, de Selma a Montgomery e com a aprovação da Lei dos Direitos a Voto no dia 6 de Agosto do mesmo ano.
Em 1967, Martin Luther King manifesta-se contra a guerra do Vietname e prepara a Marcha dos Pobres.
Em 4 de Abril de 1968, Martin é assassinado em Memphis, Tennessee. É com exemplo como do de Martin Luther King, que não só teve um sonho, mas que lutou pacificamente para o tornar realidade, que se alteram as situações sociais mais difíceis e se mantém a esperança e a perseverança de um povo.

Hipólita Sousa

Sem comentários: