quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

255 anos de MOZART, motivos de sobra para celebrar

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart, no dia 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, Áustria. Seu pai, Leopold Mozart, era um músico de talento e excelente professor de violino.

Obra
Mozart, Haydn e Beethoven são os grandes pilares do Classicismo. Mozart é o elemento central desse período. 

Mozart era uma pessoa extremamente angustiada e irriquieta em busca de si próprio. "Em Salzburgo, não sei quem sou, eu sou tudo e também muitas vezes nada. Eu não peço tanto, mas tão pouco assim também não: basta-me ser somente alguma coisa!", reclamou ao pai, quanto tinha dezessete anos. Mais velho, encontrou sua resposta na maçonaria, mas toda sua obra reflete essa busca interior.

Ao mesmo tempo, portanto, Mozart consegue ser, dos clássicos, o mais clássico e também o mais romântico. Na sua obra, o formalismo, a frivolidade e a superficialidade unem-se à expressividade, à subjectividade, ao sentimento. É uma grande contradição que Mozart trata sempre do modo mais harmonioso possível. O resultado é uma obra sublime e apaixonante, que nunca deixa de envolver o ouvinte.
Os géneros de Mozart são dois: o concerto, principalmente para piano, e a ópera. Mas ele cultivou também todos as formas da sua época, em uma produção vastíssima (cerca de seiscentos obras) para uma vida tão curta, de apenas 35 anos.


 REQUIEM, Mozart
em memória das vítimas do Holcausto,
em memória de todas as vítimas...





Sem comentários: