domingo, 19 de junho de 2011

Obrigada a todos, foi bonita a festa, pá!

Realizou-se nos claustros do Convento de São Bento de Cástris, em Évora, no futuro Museu da Música, um espectáculo dedicado às artes: Música, Dança, Poesia...
A ideia nasceu em Outubro, no conselho de turma do 6ºA, turma de ensino articulado, pretendia-se acabar este ano lectivo com uma festa em que estes meninos mostrassem o que tão bem sabem fazer: cantar! 
Fizemos a proposta da realização deste espectáculo à Direcção Regional de Cultura do Alentejo que, de imediato, aceitou e não só  cedeu o espaço dos claustros como se dispôs a colaborar em todas as áreas necessárias para que a festa se pudesse realizar. Foi esta Direcção que nos cedeu um piano, que iluminou o espaço e que  nos deu todo o apoio logístico! 
A Professora Aurora Carapinha, Directora Regional de Cultura do Alentejo, a Drª Ana Borges e o técnico Domingos Barreto foram incansáveis e, aqui, queremos prestar-lhes uma sentida homenagem, agradecendo todo o seu trabalho e valioso contributo.
Voltando um pouco atrás, a ideia cresceu e a Biblioteca integrou o projecto. O 6º A convidou o 5º E para o integrar também, ainda estendeu o convite à turma do 6º E da Escola Básica Integrada da Malagueira, turmas de ensino articulado, e contámos ainda com a colaboração do CREV, Eborae Musica, que aceitou o nosso convite. 
Muita coisa havia para fazer, muitos contactos , muitos pedidos. Um palco, cedido pela CME; o arranjo do  jardim dos claustros, com a preciosa ajuda dos CEF de jardinagem, sob orientação da professora Maria da Luz Ramalho, a quem também agradecemos; a decoração do espaço a cargo das professoras Célia Nobre e Mariana Fortunato; o lanche para os miúdos e o cafezinho oferecido pela Delta; a montagem da luz, do som com a preciosa ajuda do professor José Luís Silva... Tanto que havia para fazer e que se fez com um elevado sentido de responsabilidade.
Para além da actuação dos nossos alunos e dos alunos convidados, contámos ainda com a presença do nosso grupo de Hip-Hop, Take 5, orientado pelo professor Carlos Santos, pudemos ouvir a acordeonista Celina da Piedade e ainda o pianista Amílcar Vasques-Dias. Também foram lidos poemas criados por alunas da nossa escola no âmbito dos concursos por nós promovidos.
Foi um dia muito bonito que se tornou numa noite sensacional.
A Biblioteca agradece, em nome dos professores responsáveis pela organização da Festa da Música e não só..., a todos os que colaboraram, pais, alunos, funcionários, amigos e familiares, para que  a nossa festa se concretizasse!



Sem comentários: