quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Internacional da Tolerância – 16 de novembro.

O Dia Internacional para a Tolerância, instituído pela Organização da Nações Unidas como sendo o dia 16 de novembro de cada ano, de acordo com a Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários, celebra-se esta quarta-feira nos mais variados pontos do mundo.
A Declaração de Paris fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além da intenção de poupar sucessivas gerações às guerras por questões culturais, devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi então evocado o dia 16 de novembro, aquando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. A Declaração de Paris remetia, ainda, para a Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:

1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo18);

2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19);

3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).

Sem comentários: