quinta-feira, 29 de março de 2012

A Semana Cultural e o Projeto PEPE


EXPOSIÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO PEPE
NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA
E RESULTADOS DO CONCURSO «ROTEIRO MANUELINO MUDÉJAR»

Na entrada da exposição a Manuelina convida os visitantes a entrar.
A exposição teve o seu início no dia 19 de março e estará patente ao público previsivelmente até finais do mês de abril. Este evento resulta de uma parceria que efetuámos com sucesso com a C. M. E. e com a Biblioteca Pública de Évora, a quem agradecemos o apoio inestimável.
No dia da inauguração esteve na mostra o original do foral de Évora o que muito dignificou a mesma. Esta exposição conta com os trabalhos sobre o património realizados pelas crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento, pelos alunos do Clube do Aulejo e do Mosaico e do Clube de Gravura, pelos alunos de 8º. Ano, turma E, na disciplina de Educação Visual, no que concerne aos contos tradicionais relacionados com André de Resende e ainda com os trabalhos elaborados pelos alunos do 8º. Ano, das turmas A, B e C, com a finalidade de participação no concurso do Roteiro Manuelino Mudéjar. 
O PEPE (Projeto Educativo do Património de Évora) em curso este ano letivo no nosso Agrupamento contemplou um concurso para elaboração de um roteiro sobre o Estilo Manuelino Mudéjar em Évora. Este projeto teve como destinatários os alunos de 8º. Ano e envolveu num trabalho intenso de caráter interdisciplinar as disciplinas de História e Educação Visual.  
O Júri do Concurso foi constituído pelo Dr. Francisco Bilou, Turismo de Évora, pela Dra. Helena Ferro, C.M.E., pelas Professoras M. de Belém Fonseca e Patrícia Lucas e pela Coordenadora da Equipa de Projetos, M, Isabel Carreira.  
A entrega de prémios teve lugar na sessão de abertura da exposição, iniciativa que abriu a Semana Cultural do Agrupamento Nº 2 de Évora e a que não faltou o nosso convidado especial André de Resende (Joaquim Aranha) que foi entrevistado pela Carolina Calçada.

Os alunos vencedores do Concurso “Roteiro Manuelino Mudéjar” foram:

1º. Prémio - Desdobrável (folheto elaborado a partir de desenhos originais)
Turma 8º. A
  Cláudia Nunes; - Inês Quelhas
- Manuel Carvalho; -  Margarida Picanço
- Ricardo Pencas

A orientação dos alunos coube à Prof. Maria Teresa Inglês, de Ed. Visual.

1º. Prémio ex aequo - Roteiro em suporte digital (áudio-guia). O mesmo pode ser utilizado a partir do computador, do GPS, do IPAD.
Turma 8º. C _
- Ana Soldado; - Mónica Capucho
- Maria Carolina Cordeiro

http://woices.com/walk/2488

- Inês Carvalho
- Filipa Vermelho


Este trabalho teve a orientação da Prof. Maria João Contas, de Ed. Visual.






PEDDY PAPER 


«ROTEIRO MANUELINO MUDÉJAR»


E FEIRA RENASCENTISTA


20/03/2012


«Este evento integrou-se no mês da Juventude, iniciativa da C.M.E., que teve como um dos centros de dinamização o Palácio D. Manuel, tendo sido testado durante a manhã, na Galeria das Damas (sala de Conferências) o Quiz 'Évora Monumental Júnior'.»

Lê o texto e consulta na página do projeto PEPE os resultados do Peddy Paper







Sem comentários: