quinta-feira, 17 de maio de 2012

Amanhã, 18 de maio, Dia dos Museus - Visitas guiadas e espectáculos em todo o país, com entrada gratuita

«Visitas guiadas, espetáculos, palestras, maratonas de leitura e atelieres para crianças vão animar museus de todo o país, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, na sexta-feira. Instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita nestes espaços, tem como objetivo sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. 
 No sábado, 19 de maio, celebra-se a Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, a nível institucional através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), festejando com iniciativas semelhantes às do Dia dos Museus, também com entrada gratuita. 
Este ano, o Dia dos Museus tem como tema "Museus num mundo em mudança: Novos desafios, novas inspirações", desafiando todos os espaços a adaptar-se com criatividade às mudanças globais. Além das visitas guiadas a exposições e a locais habitualmente fechados ao público, os 28 museus e cinco palácios nacionais, dispersos pelo país, assim como os da Rede Portuguesa de Museus vão apresentar espetáculos de música, teatro, dança, palestras e atelieres para crianças. 
No dia 18 de maio, sexta-feira, e no dia 19 de maio, sábado, os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente -- no dia 18, entre as 10:00 e as 18:00; no dia 19, a partir das 18:00, até por volta da meia-noite --, oferecendo aos visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas. 
No Alentejo, o Museu de Évora celebra a data no sábado com um concerto pelo Coral de Évora e o Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa, e com a inauguração da exposição "Desenhos de Joaquim Bravo - Coleção do Museu de Évora".»

 Em Évora:
                            
18 de Maio, sexta-feira

Durante o dia
Museu de Évora, transformações de um espaço - Fotografias

14h00   Workshop de Ourivesaria do Atelier da Nonô

Inspire-se na colecção de Ourivesaria do Museu do Museu e faça a sua própria jóia!
(inscrições para museuevora@gmail.com; 20€ com direito à peça realizada; limite de 30 inscrições)

Sem comentários: