terça-feira, 22 de maio de 2012

A história completa das Vozes de lá e de cá


No dia um de junho, dia da criança, sem ser por acaso a escolha do dia, será lançada a nossa obra, uma obra constituída por cinquenta textos, muitos de cá e alguns de lá, do Brasil. Foram todos redigidos com amor, amor pela escrita.
Mas convém contar a história do nascimento desta obra, que muito deve às redes sociais e à boa vontade de quem trabalha com a escrita, com a leitura e com alunos.
Algumas das personagens desta história conheceram-se através do Facebook, um mundo fantástico que nos permitiu descobrir uma escritora de «mão cheia» e de uma enorme generosidade. O seu nome é Teresa. 
A Teresa Maria Queiroz aceitou um convite da Biblioteca Escolar da Escola André de Resende para vir falar, na Semana da Leitura, sobre o que leva alguém a escrever, como pôr no papel aquilo que nos vai na alma. Foi este o primeiro capítulo desta história.
Mas temos de fazer uma pausa na narrativa. Temos de explicar que a nossa escola é uma escola aLer+, é uma escola que fomenta a leitura, que está integrada em programas que promovem a leitura mas que também sempre quis promover a escrita.
Algumas professoras de Português tiveram o privilégio de conhecer a Dra. Paula Sande, uma professora que leciona em Arraiolos, autora de um projeto de escrita, que aponta para oficinas de escrita integradas nos horários dos alunos. Generosa que é, «ofereceu-nos» o seu projeto para que o alterássemos à medida de uma escola de 2º e 3º ciclos, à nossa medida e à medida das nossas necessidades. Foi assim que nasceu o projeto Ler+ Escrever Melhor, apadrinhado pelas coordenadoras da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas.
Retomemos, então, o relato.
Nas férias de verão, a Teresa, entretanto já editora da Pastelaria Studios, lembrou-se de desafiar a biblioteca para integrar um projeto de escrita que envolveria a criação de um DVB.
É este, então, o segundo capítulo. Reunimo-nos para definir as linhas orientadoras, assentámos na criação do blogue http://vozesdelaedeca.blogspot.pt/ e tentámos criar ligações com os países lusófonos fazendo deste blogue uma plataforma, em que se estabeleceriam as relações para que as vozes de lá e de cá se ouvissem. A coordenadora da BE, a professora Helena Quadrado assumiu a coordenação das Vozes, enquanto projeto da Biblioteca, e a professora Helena Salvação Barreto, membro da equipa da BE, coordenou o blogue, mantendo sempre em aberto o diálogo com a Pastelaria Studios, seguindo as suas orientações.
Mais capítulos se seguiram e a meio do percurso nasceu o livro! Os nossos alunos perceberam que os seus textos iriam ser publicados e eles iam tornar-se «autores» nesse mundo fantástico dos livros! Os seus trabalhos, produzidos nas aulas de escrita do projeto Ler+ Escrever Melhor, ou nas nossas aulas dedicadas à escrita deram um livro. O nosso livro, Vozes de lá e de cá.
Mas este não é o fim… É, sim, um começo…
Como diz a Teresa, não conseguimos chegar tão longe, fisicamente, quanto o desejaríamos, só tivemos respostas do Brasil, a professora Anna Manguinho fez os possíveis para que o existisse, e o que alcançámos com os nossos miúdos foi mágico. E estamos prontos para continuar!
Obrigada, Teresa Maria Queiroz e Pastelaria Studios, pela aposta em nós. 



Sem comentários: