segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Em Outubro

A BE/CRE da EBI de André de Resende, no âmbito das actividades do Projecto a ler+, celebrou
Outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares…

1 de Outubro – Ler Sons… Ouvir Música
Dia Mundial da Música

A Banda Militar de Évora actuou no Polivalente para os alunos do 2º ciclo. A explicação pelo maestro José Manuel Tobias das diversas famílias dos instrumentos que compõem uma banda, foi intercalada com leitura de poemas alusivos à música. Ouviu-se Jorge de Sena, Marco Viana, Adelina Caravana Rigaud, cantou-se ao som das músicas dos Xutos e Pontapés e, por fim, o Hino Nacional encerrou mais um momento de aprendizagem. A escola agradece à Banda Militar de Évora esta oportunidade de “se ser também músico, simplesmente ouvindo!”


27 de Outubro – Ler… em Movimento
Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

De manhã, celebrou-se Vinícius de Moraes e os 50 anos da Bossa Nova.
Deu-se a conhecer Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius, Nara Leão…o Movimento da Bossa Nova e a sua inovação na Música Brasileira. Alunos cantaram o Poeta em jogral, os poemas para a infância “A Casa”, “O Relógio” e “O Pato”, em eco à voz de Ney Matogrosso chorando por Hiroxima. A voz projectada do professor Jorge em “Chega de Saudade" lembrou o início do Movimento. Uma aluna e um aluno leram, em dueto, o poema, antecipando a interpretação da Garota de Ipanema, num movimento balanceado e recriado no cenário carioca. Participaram nesta celebração alunos do 2º e 3º ciclos e professores do Departamentos de Línguas, do Clube do Azulejo, das Disciplinas de Dança, de Educação Musical e de Educação Física, a quem a BE/CRE muito agradece.




Esta animação decorreu no intervalo e preparou toda a comunidade educativa para o esperado momento de Leitura "Pare, Escute e Leia..."




De tarde, professores da equipa da BE/CRE participaram no II Seminário FORBEV - Fórum das Bibliotecas Escolares do Concelho de Évora - "Para além da Branca de Neve - Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar", realizado no Auditório da Direcção Regional do Alentejo e organizado pela Biblioteca Pública de Évora.
Neste encontro foi apresentado o projecto BIBCOM - Promover as Bibliotecas na Comunidade - resultante da Candidatura de Mérito das Bibliotecas, e é um projecto de colaboração que envolve as Bibliotecas e Centros de Recursos da Escola Secundária Gabriel Pereira (coordenadora do projecto), do nosso Agrupamento e dos Agrupamentos números 3 e 4 de Évora.


31 de Outubro – Ler… estórias da nossa História
Dia de Halloween


A professora e escritora Margarida Pedrosa, da Direcção Regional da Educação do Alentejo, esteve na BE/CRE a dinamizar uma apresentação denominada “Wicca – A Feiticeira da Natureza”, na qual participaram alunos de três turmas do 3º ciclo. Foi com imenso prazer e curiosidade que professora e alunos partilharam experiências de vida e estórias da nossa História, relacionadas com feitiçaria e condenações injustas e cruéis, ocorridas em Évora e Lisboa, no tempo da Inquisição.
Com a professora Margarida Pedrosa, alunos e professores presentes aprenderam o verdadeiro sentido da Magia: o poder do amor pelo próximo. Muito obrigada por esta lição, professora Margarida!


Também em Outubro decorreu a actividade "Contos para um Mundo Novo/Cuentos para un Mundo Nuevo", com alunos do 4º ano da EBI André de Resende e do 2º ano da EB1 do Rossio, e a preciosa colaboração da Encarregada de Educação e Doutoranda da Universidade de Évora, Profª Lilian Osenjo, do Chile. Desenvolveu esta actividade com pequenos grupos mistos de oito alunos, com leitura, jogos e desenhos, procurando com as crianças um novo olhar para os contos tradicionais infantis no seio da educação para uma cidadania global. Algumas expressões e momentos foram captados pela objectiva do João Pedro, que ajudou a montar o painel no Polivalente.



O clima de leitura Mais vive-se também no dia-a-dia do Agrupamento com a "Hora do Conto", "Ler à Sobremesa - leituras doces sem açúcar", "Notícias+"; "Ler por Prazer", "Conto e Reconto", actividades dinamizadas pelas BE/CREs da Escola Sede e da EB1 do Rossio, nas escolas do Agrupamento nº 2 de Évora.



Só lamentamos que a BE/CRE seja pequena para tão grand
e afluência e com dificuldade de acessibilidade, por se encontrar num primeiro andar, sem elevador.

Texto redigido pela Coordenadora da BE/CRE, profª Isabel Fernandes

Sem comentários: