quinta-feira, 20 de novembro de 2008

21 de Novembro



21 de Novembro de 1783.

A primeira viagem em balão teve lugar em Paris, quando Jean François Pilatre de Rozier e o marquês François Laurent d'Arlandes subiram num balão de ar quente Montgolfier e voaram durante 25 minutos.

A propósito deste acontecimento, em 1863, 80 anos depois, o escritor francês Jules Verne publicou a sua primeira grande obra literária, Cinco Semanas em Balão.

Como é comum em todas as obras de Verne, este livro relata uma grandiosa viagem, passada em meados do séc. XIX, que teve como finalidade a travessia do continente africano desde a costa oriental à costa ocidental (Zanzibar ao Senegal), usando como veículo um balão de hidrogénio. O criador deste aparelho é o Dr. Fergusson de nacionalidade inglesa, que já sendo famoso pelas suas grandes expedições à volta do globo quer ir mais além. Ele conjuntamente com o seu criado Joe, e o seu grande amigo, o escocês Dick Kennedy, partem de Zanzibar, uma ilha na costa oriental de África com o intuito de atravessarem o continente segundo uma rota mais ou menos paralela à linha do equador, tendo como grandes objectivos a descoberta da nascente do grande rio Nilo e a descoberta da região central de África que na altura ainda era uma incógnita nas cartas geográficas de África.

Este é um livro que podes ler na nossa Biblioteca.


Sem comentários: