quarta-feira, 19 de novembro de 2008

20 de Novembro 1958


Nascimento da escritora sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), em Varmland.

Membro da Academia Sueca, tornou-se, em 1909, a primeira mulher a receber o Prémio Nobel de Literatura com o romance A Maravilhosa viagem de Nils Holgersson através da Suécia.

Nils Holgersson é um menino sueco que tem o hábito de maltratar os animais da quinta. Por isso é castigado por um gnomo , que o transforma num anãozinho que pode conversar com os animais. Nils implora pela ajuda dos animais da quinta, mas nenhum deles se dispõe a conversar com ele, por ter sido sempre tão mau. Os únicos amigos que lhe restam são um ganso, chamado Martin, e um porquinho-da-índia .

Martin sempre desejara ser um ganso selvagem. Um dia ele decide acompanhar um bando desses gansos que sobrevoava a quinta, na sua migração anual rumo à Lapónia. Nils e o porquinho mal têm tempo de saltar para o dorso de Martin e voar com ele.

As aventuras em que se metem servem de pano de fundo para o estudo da Geografia da Suécia e para passar aos pequenos leitores valores tais como o respeito pela Natureza, a importância do trabalho em grupo e a integridade.

Sem comentários: