Em Dezembro, celebramos André de Resende, Patrono da nossa Escola/Agrupamento.
Entre as actividades que vão decorrer na semana de 9 de Dezembro, realiza-se uma feira do livro, de 9 a 11, com a colaboração da turma de 9º F, de curso de Educação Formação de Técnicas Comerciais.
Neste Natal ofereçam um livro!
Um livro é um transporte de magia que chega a todos.
Como forma de assinalar esta data, temos feito diversos contactos com Instituições de Educação Especial com o objectivo de, com a sua presença, mostrar o trabalho que desenvolvem.
Como resultado desta iniciativa, conseguimos a presença do Grupo Jovens da APCE (cujo historial e proposta para a sessão anexamos). Depois de diversos contactos, junto dos DT.s , o Grupo será recebido pelo 5ºB, pelas 9h de dia 30 de Novembro.
Existe ainda a possibilidade de, no dia 4 de Dezembro, um grupo da Cercidiana vir dinamizar um Ateliê de barro no nosso Polivalente (aguarda-se confirmação).
GRUPO DE JOVENS DA CERCIDIANA
Um grupo de jovens da Cercidiana (quatro jovens), no âmbito da iniciativa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, deslocar-se-á à nossa escola para dinamizar um Atelier.
ATELIER:
Contar uma estória…” Os Pés-de-Asno”
O trabalho é coordenado por uma monitora e decorrerá entre as 10h e as 12h, do dia 4 de Dezembro.
Venham participar ou assistir!
Quando na Vida nos cruzamos com alguém Diferente, aprendemos de certeza que a Diferença é uma das cores do Arco-Íris, que é a nossa Relação com o Outro.
HISTORIAL DO GRUPO DE JOVENS DA APCE
Somos um grupo de seis jovens (5 rapazes e 1 rapariga), com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos. Juntamo-nos há cinco anos, todas as semanas, na sede da APCE. Começámos com um projecto artístico, nessa altura: - a pintura do mural no pátio da associação! Encontrámo-nos algumas vezes com um grupo de alunos de artes da Escola Gabriel Pereira e descobrimos em conjunto, várias formas de expressar a arte: através da fotografia, de oficinas de Landart na Quinta Pedagógica do Pomarinho, pinturas, etc. Depois…ficámos nós enquanto GRUPO.
Divertimo-nos juntos. Gostamos de ouvir música, metermo-nos uns com os outros, fazermos partidas e rirmos. Gostamos essencialmente de conviver entre todos…Quando nos encontramos partilhamos. Dizemos o que nos aconteceu quando não estamos juntos, o que sentimos cá dentro, o que fazemos, esperamos. Pensamos sobre o nosso dia-a-dia, sobre os momentos bons e maus, as conquistas e os dissabores…Sentimo-nos bem quando partilhamos!!!
Para além disso, tivemos já muitas outras experiências juntos, que não esquecemos...
- Pintámos e decorámos a nossa sala na APCE, participámos em acampamentos nacionais de jovens (Guimarães, Serra da Estrela, Coimbra); andámos de balão com os actores dos “Morangos com Açucar” e fomos filmados e entrevistados pela televisão e rádio; fomos ao treino da selecção nacional de futebol, em Évora e recebemos um autógrafo do Figo; participámos na semana da Juventude do IPJ, com visionamento de um filme e dinamização de um debate sobre o mesmo; organizámos e participámos num intercâmbio de jovens com húngaros, durante uma semana, em Évora; participámos no “projecto nove” com uma turma do 12º ano, na Escola Severim de Faria; participámos como voluntários na “TOOLFAIR” promovido pelo IPJ…
Em suma, esperamos que este grupo nunca se separe, que nos sintamos sempre bem juntos, que o grupo se encontre para falar e conversar e que se mantenha pela amizade que nos une há muito tempo. Que continuemos a ter novas experiências e a fazer novos amigos.
Após visionamento do Livro Digital do Site do Plano Nacional de Leitura, denominado: “O Nuno escapa à Gripe A” e depois da interpretação da história… A docente propôs aos alunos um trabalho individual de Banda Desenhada, onde teriam que ter em conta as seguintes informações:
- Como se poderá ser contaminado com o vírus H1N1;
- O que se deve fazer para se evitar essa contaminação;
- Em caso de suspeita de se ter contraído a Gripe A, o que se deve fazer
Os alunos elaboraram os seus trabalhos com bastante interesse e após todos os apresentarem, a turma concluiu que o melhor trabalho, por ter atingido o maior número dos requisitos iniciais, seria o trabalho realizado pela aluna: Maria Inês Coincas