quinta-feira, 12 de novembro de 2009

16 de Novembro, dia da Tolerância


TOLERÂNCIA

No dia 16 de Novembro, celebra-se o Dia Internacional da Tolerância, instituído pela UNESCO em 1995, com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a diversidade cultural, religiosa, étnica, social e linguística.

Pretende-se alertar os jovens e o público em geral para a promoção da igualdade, da integração social e da tolerância, conceitos tantas vezes abordados mas tão pouco praticados.

A tolerância é um sentimento e uma atitude que nos deve guiar no dia-a-dia! Deve começar por ser praticada nas nossas casas, com a nossa família, com os amigos e com aqueles com quem lidamos todos os dias.

Devemos saber aceitar as diferenças de gerações, de culturas e religiões, de povos e de mentalidades, mas isso terá que ser feito por todos, e não apenas por alguns.

Ser tolerante não significa aceitar tudo e calar, não significa a indiferença e o egoísmo. Significa sim, tentar compreender a diferença…

Mas há limites, impostos pelo bom-senso ou por uma moral comum a todos os seres humanos. Quando esses limites são ultrapassados temos a obrigação de os denunciar.

Sem comentários: