sábado, 23 de janeiro de 2010

Na semana em que se declaram abertas as comemorações oficiais... O que foi o 31 de Janeiro?


31 de Janeiro de 1891

Em 1886, são organizadas greves a que aderem milhares de portuenses. O ultimato inglês, por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique, acentuou o descontentamento generalizado e o sentimento patriótico dos portugueses.

Com este sentimento surgiu o desejo de mudar de sistema político. A crise de governo que se viveu no período, exaltou os ânimos dos militares da guarnição do Porto, que, com o apoio das Forças Armadas, na madrugada de 31 de Janeiro, promoveram a primeira revolução republicana.

Os revoltosos desceram até à Câmara Municipal do Porto, onde ouviram Alves da Veiga proclamar o governo provisório da República, e hastear uma bandeira vermelha e verde. Com fanfarra, foguetes e vivas à República, a multidão decidiu subir a Rua de Santo António, em direcção à Praça da Batalha , com o objectivo de tomar a estação de Correios e Telégrafos.

Mas, sem o apoio das forças políticas, nem da generalidade dos militares, os revoltosos tiveram que se render perante a superioridade das forças fiéis à monarquia, o festivo cortejo foi bruscamente interrompido por uma forte carga de artilharia e fuzilaria da Guarda Municipal, posicionada na escadaria da Igreja de Santo Ildefonso, no topo da rua, vitimando indistintamente militares revoltosos e simpatizantes civis. Terão sido mortos 12 revoltosos e 40 feridos.

A reacção oficial foi implacável, tendo os revoltosos sido julgados por Conselhos de Guerra , a bordo de navios de guerra, ao largo de Leixões. Para além de civis, foram julgados 505 militares. Seriam condenados a penas entre 18 meses e 15 anos de prisão mais de duzentas pessoas.


Sem comentários: