terça-feira, 30 de novembro de 2010
Aproxima-se a primeira fase do concurso "Eu li... Eu sei!"
Luís Sepúlveda nasceu Ovalle, no Chile, em 1949. Reside actualmente em Gijón, na Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil. Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças. in ASA
Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota.
Natal com Livros – O Atelier de Férias da BPE
Como já vem sendo hábito, está a chegar o Atelier de Férias de Natal da BPE, para crianças entre os 6 e os 10 anos.
Com a duração de quatro dias e inserido no programa de incentivo à leitura da BPE, o atelier conta com diversas actividades em volta dos livros e da leitura que estimulam a criatividade dos nossos pequenos leitores.
Para participar, os encarregados de educação deverão dirigir-se à BPE, a fim de inscrever os seus educandos, a partir de Quinta-feira, dia 02 de Dezembro.
Para mais informações e inscrições, por favor consultar Programa e Princípios Gerais de Funcionamento do atelier.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
E toda a escola está a antecipar o grande tema a discutir no Parlamento dos Jovens: violência em meio escolar. Vamos estar atentos aos desenvolvimentos!
O Projecto Parlamento dos Jovens este ano tem como tema a "Violência em Meio Escolar".
O destaque vai para os debates destinados aos Delegados de Turma, um no dia 2 de Dezembro, pelas 10.15h e outro no dia 13 de Dezembro, à mesma hora.
No debate do dia 2 de Dezembro participam a psicóloga Laura Santos do Centro de Saúde de Évora e o Agente Lopes da Escola Segura/PSP.
No debate do dia 13 participa a Deputada Ana Drago do Bloco de Esquerda.
Todas as informações podem ser consultadas no site:
Etiquetas:
juventude,
Parlamento,
violência
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Dia Internacional para a Erradicação da Violência contra as Mulheres, 25 de Novembro
Alerta
Se fores vítima, ou testemunha, não hesites em denunciar!
Em caso de urgência liga o 800202148
Apresenta queixa às autoridades competentes.
Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à Vítima
Tel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt
Apresenta queixa às autoridades competentes.
Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à Vítima
Tel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt
Mas não te cales.
Calar é ser conivente com o agressor.
sábado, 20 de novembro de 2010
O Dia Universal da Criança, declarado pelas Nações Unidas
"We were all children once. And we all share the desire for the well-being of our children, which has always been and will continue to be the most universally cherished aspiration of humankind."
Etiquetas:
crianças,
Nações Unidas,
UNO
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
De 22 a 26 de Novembro na nossa Biblioteca
O grupo de estágio de Educação Visual, sob a orientação do professor Paulo Matias, vai realizar a actividade +(1/5) FILMES NA BIBLIOTECA de 22 a 26 de Novembro. Os filmes irão passar ininterruptamente, das 9 às 18h, nos dois televisores da BE.
Etiquetas:
BE,
Educação Visual,
estágio,
EV
Thanksgiving, dia de Acção de Graças, 25 de Novembro de 2010
O dia de Acção de Graças é um dia de gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, com orações, abraços de confraternização e com festas. Os primeiros dias de Acção de Graças na “Nova Inglaterra”, actuais Estados Unidos da América, eram festivais de gratidão a Deus e agradecimento às boas colheitas anuais. Por essa razão, é festejado no Outono do hemisfério norte, após a colheita ter sido recolhida. O dia celebra-se na Quinta-feira 25 de Novembro.
O primeiro dia foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos agricultores que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem e reconhecimento em relação aos anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do Outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus; outras comidas fizeram parte do cardápio, como peixes e milho. Nos próximos anos, festividades similares foram realizadas em Plymouth, mas nenhuma data tradicional havia sido determinada. Tais festividades espalharam-se da vila para outras vilas e cidades da Nova Inglaterra. Na Revolução americana de 1766, oito dias de gratidão foram introduzidos em homenagem às vitórias das 13 colónias sobre as tropas inglesas. Em 1789, o presidente americano George Washington confirmou o dia 26 de Novembro como um dia nacional de Acção de Graças. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira do mês de Novembro seria um dia de Acção de Graças. Por fim, o Congresso norte-americano instituiu que o dia Nacional de Acção de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de Novembro e como um feriado nacional.
Conferências do Cenáculo na BPE
Nesta VI edição das Conferências do Cenáculo subordinada ao tema BIBLIOTECA 2.0 houve espaço para reflexão, discussão e partilha de saberes.
Parabéns à organização (CIDEHUS.UE e Biblioteca Pública) assim como aos oradores que connosco partilharam os seus conhecimentos e experiências.
Etiquetas:
BPE,
Cenáculo,
conferência,
Évora
Dia Internacional do Homem
Os objectivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre géneros, promover a igualdade entre géneros e destacar papéis positivos de homens.
É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar as suas conquistas e contribuições na comunidade, na família e no casamento, e na criação dos filhos.
É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar as suas conquistas e contribuições na comunidade, na família e no casamento, e na criação dos filhos.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Parabéns MICKEY!
A personagem Mickey nasceu a 18 de Novembro de 1928, e a sua reprodução vocal era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946).
Etiquetas:
Desenhos animados,
Watl Disney
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
S.MARTINHO pelo 9ºF
Parabéns à turma F do 9ºano (professores e alunos). Esta turma CEF- Técnicas e Práticas Comerciais tem evoluído a olhos vistos...
A festa de S.Martinho foi uma actividade que se pautou pela organização e bom gosto.
Já estamos ansiosos pela próxima... :-))
sábado, 13 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Magusto - 11 de Novembro
Ingredientes
- 1 Kg. de castanhas
- Sal grosso(q.b.)
- Água (q.b.)
Preparação/Confecção
- Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem.
- Salpique-as com água, para o sal aderir mais facilmente e para que a casca fique mais estaladiça, permitindo que se retire com mais facilidade.
- Polvilhe as castanhas com sal e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno ou num assador de barro furado. Coloque o tabuleiro no forno ou o assador de barro na lareira, sobre as brasas, tendo o cuidado, quer num caso quer noutro, de as mexer de vez em quando.
- Quando estiverem assadas, coloque as castanhas num recipiente de barro e sirva, a fim de que cada pessoa descasque a sua parte.
- Acompanhe com jeropiga ou água-pé.
Nota:
- As castanhas podem também ser cozidas. Para tanto basta golpeá-las, colocá-las num tacho e, quando a água estiver a ferver, temperá-las com sal e erva doce. Depois de cozidas, podem ser consumidas simples, com manteiga ou servir de acompanhamento a pratos de carne.
- Existem ainda as castanhas piladas (secas) que servem para fazer uma deliciosa sopa de castanhas.
- A castanha era uma das grandes fontes de alimentação das gentes desta região até ao princípio do século XX, altura em que a grande maioria dos «soutos» foi dizimada por uma doença denominada «tinta». Hoje ainda restam alguns castanheiros resistentes e descendentes dessa época nas povoações da Serra do Açor.
- Não será por acaso que ainda hoje existem povoações com nomes alusivos ao castanheiro.
São Martinho
«Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um acto de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio.
Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.
Queridos irmãos e irmãs, o gesto caritativo de São Martinho inscreve-se na mesma lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a deixar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia, sinal supremo do amor de Deus. (...) É a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo.
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade.
Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.»
Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.
Queridos irmãos e irmãs, o gesto caritativo de São Martinho inscreve-se na mesma lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a deixar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia, sinal supremo do amor de Deus. (...) É a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo.
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade.
Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.»
Bento XVI (11.11.2007)
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Daniel Sampaio na BPE
Daniel Sampaio na BPE
Daniel Sampaio regressa à BPE na próxima Quinta-feira, dia 11 de Novembro, para apresentar a sua mais recente criação literária Memórias do futuro – Narrativa de uma família.
Bastante conhecido e apreciado do público português, Daniel Sampaio volta a lançar um livro que, na senda de A Razão dos Avós, percorre a vida de uma família ao longo de três gerações. Com uma vasta obra publicada, o autor continua abordar de forma simples toda a temática relacionada com a família.
A obra fala-nos de um homem com 78 anos, que é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.
Daniel Sampaio colabora regularmente na imprensa escrita com crónicas e textos diversos, bem como em programas de rádio e televisão. Centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco.
Dos títulos que publicou, destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.
Daniel Sampaio é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção junto de adolescentes em crise.
A sessão, que tem lugar na próxima Quinta-feira, às 21.30 horas é de entrada livre, sendo apenas necessário proceder a uma inscrição prévia.
Para inscrições ou mais informações, pode-se aceder ao sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe ou telefonar para o nº 266 769 330.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Quem Conta um Conto… Um concurso do PNL e do semanário "SOL"
Objectivos:
• Fomentar hábitos de leitura e de escrita nos alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade.
• Incentivar à escrita de um conto que dê seguimento a um dos 24 livros da Colecção Clássicos Portugueses Contados às Crianças distribuída com o semanário SOL.
Destinatários:
O concurso destina-se aos alunos do 2º ciclo das escolas públicas e privadas de Portugal Continental.
Calendarização das Actividades:
Divulgação e Realização do Concurso nas Escolas – Outubro de 2010 a 14 de
Janeiro de 2011
• Divulgação do concurso nas escolas – Outubro de 2010
• Realização dos trabalhos – Até 14 de Janeiro de 2011
Indicações para os concorrentes:
- Seleccionar um dos 24 títulos da Colecção de Clássicos da Literatura Portuguesa distribuída com o semanário SOL.
- Ler o livro seleccionado.
- Escrever um conto original que dê seguimento ao livro lido, recorrendo a competência narrativa e imaginação.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)